Beleza amazônica em roupas e cores

A riqueza da região será representada em dois desfiles: a 11ª edição do ‘Ciesa Fashion’ e o inédito ‘Haus of Fashion Experience’. Peças poderão ser adquiridas após o encerramento dos shows

Gabriel Machado / redacao@diarioam.com.br

Manaus – Somente nesta semana, a Amazônia será representada em dois grandes eventos de moda, na capital amazonense. O primeiro deles, a 11ª edição do ‘Ciesa Fashion’, acontece na noite de hoje, a partir das 19h30, no Studio 5 Festival Mall; enquanto o inédito ‘Haus of Fashion Experience’ transformará o Porto de Manaus em uma verdadeira passarela, na sexta-feira, 8, às 18h30.

Com o objetivo de sintetizar e divulgar os conhecimentos adquiridos pelos alunos do curso de Tecnologia em Design de Moda da instituição de ensino, o ‘Ciesa Fashion’ contará, nesta edição, com 15 coleções compostas por três looks – todas englobando o tema ‘Amazônia: Povos e Origens’. No evento, os formandos do curso darão seus primeiros passos como estilistas e apresentarão peças que representam um recorte da regionalidade amazônica, tendo como inspirações a cultura, costumes, etnia, fauna e flora da região. A ideia é que os looks casem essas características com luxo, sofisticação e sustentabilidade.

Estilistas apresentarão 15 coleções compostas por três looks (Foto: Divulgação)

“Como o desfile faz parte de um projeto multidisciplinar, a sua importância está na integralização da teoria com a prática, abrangendo todas as disciplinas que contemplam o currículo do curso”, reforçou a coordenadora Eriana Calderaro Pontes. As peças desfiladas poderão ser adquiridas diretamente com os seus estilistas, após os desfiles.

Festa religiosa
Intitulada ‘Resgate’, a coleção do estilista Mateus Carneiro, proprietário da grife Chilliqüe Riverwear, é uma das que debutarão, amanhã, na ‘Haus of Fashion Experience’. Ao lado de Washington Filho, da marca WF, ele apresentará 30 peças inéditas, que estarão disponíveis para venda na próxima ‘Feira do Paço’ (em frente ao Paço Municipal, no Centro de Manaus), no domingo, 10.

O evento inédito foi criado em parceria pelos estilistas. “Eu e o Washington decidimos sair da ‘Semana de Moda do Amazonas’ e nos unimos para criar esse evento. Desta forma, poderemos exibir mais looks em um único desfile”, disse Mateus, em entrevista. “A ‘Haus of Fashion Experience’ funcionará no formato em que as grandes grifes atuam: as peças apresentadas no show poderão ser adquiridas na mesma semana. Normalmente, elas levariam cerca de seis meses para chegarem às vitrines”, destacou o estilista.

Especializada em moda praia, a Chilliqüe Riverwear criou uma coleção inspirada em uma tradicional festa amazônica, a Sairé. A manifestação acontece, anualmente, em Alter do Chão, no Pará, e envolve um ritual religioso e danças folclóricas desempenhadas pelos moradores do balneário. “No entanto, pela sua nova configuração, a Sairé está muito semelhante ao Festival de Parintins. Então, buscamos resgatar essa tradição do evento. Por isso, o nome ‘Resgate’”, explicou Mateus. “Além disso, vamos contar com modelos de vários biotipos, fazendo esse ‘resgate’, também, nas passarelas”, encerrou.



SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES