‘Colônia de Férias’ reúne atividades para crianças nos espaços culturais

Inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet, a partir desta quinta-feira (10). Podem participar da "Colônia de Férias" crianças de 7 a 12 anos, acompanhadas pelo pai ou responsável

Da Redação / redacao@diarioam.com.br

Manaus – A Secretaria de Estado de Cultura (SEC) lançou, nesta quinta-feira (10), a segunda edição da “Colônia de Férias” para levar as crianças a desenvolverem atividades nos espaços culturais de Manaus. O foco deste ano são as profissões, procurando despertar nos pequenos a curiosidade pelo tema. As atividades vão ocorrer em diversos espaços culturais da capital, no período de 17 a 20 e de 24 a 27 deste mês.

As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas até segunda-feira (14), por meio deste link, onde também está disponibilizada a programação com os espaços e as ações que serão desenvolvidas a cada dia. Podem participar da “Colônia de Férias” crianças de 7 a 12 anos, acompanhadas pelo pai ou responsável. As vagas são limitadas.

Vagas são limitadas (Foto: Divulgação/SEC)

O secretário estadual de Cultura, Marcos Apolo Muniz, adiantou que a programação está recheada de atrações, que permitem dialogar e despertar de forma lúdica a curiosidade das crianças sobre as profissões. “O tema será trabalhado a partir de exemplos práticos, mostrando o trabalho desenvolvido pelas equipes que cuidam dos espaços culturais”, afirmou. Nos locais, segundo o secretário, as atividades incluem visitas guiadas, recreação, oficinas e bate-papo com os profissionais.

Nesta edição da “Colônia de Férias”, cada espaço cultural incluído na programação contará com profissionais de diferentes áreas, como bibliotecários, historiadores, arqueólogos, museólogos, restauradores, advogados, jardineiros, biólogos, entre outros. A programação iniciará sempre às 14h, com término às 17h.

O projeto acontecerá nos espaços administrados pela SEC: Biblioteca Pública do Amazonas, Palacete Provincial, centros culturais Palácio da Justiça, Palácio Rio Negro e Povos da Amazônia, Cine Teatro Guarany e Parque Jefferson Peres. Também abrangerá locais como o Casarão de Ideias, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e o Museu da Cidade.

De acordo com o diretor da Central Pedagógica da SEC, Ricardo Lopes, na primeira edição da Colônia de Férias, as crianças ficaram curiosas com os profissionais que atuam nos espaços culturais, o que motivou a escolha do tema da segunda edição.

“Durante as visitas guiadas, elas descobriram que aqueles lugares, antes de serem museus, eram casas de pessoas comuns ou personalidades importantes para a história do Amazonas, alguns espaços marcados pela atuação de grandes profissionais, o que despertou a curiosidade delas. Assim como também chamou atenção à atuação dos profissionais que ajudam a manter os espaços culturais conservados e preparados para receber a população. Disso, surgiu a ideia de falar das profissões e mostrar o quanto é importante o trabalho de cada um, a exemplo do jardineiro que cuida com tanto zelo do Parque Jefferson Peres e do orquidário”, explicou o diretor.

Inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet (Foto: Divulgação/SEC)

Lopes ressalta que a participação dos pais ou responsáveis é essencial para as atividades. “Todos os dias vamos falar de duas a cinco profissões. Os pais estarão como observadores durante as atividades. Em alguns momentos, entretanto, a participação deles se faz muito necessária, para resgatar as brincadeiras populares e o contato afetivo entre pais e filhos”.

Ao final da programação, no dia 27, será realizado um bailinho de Carnaval para os pequenos. “Este promete ser um dos momentos marcantes da Colônia de Férias”, frisou. “Depois de conhecer vários espaços culturais e diversas profissões, as crianças poderão escolher qual fantasia gostariam de brincar o Carnaval, tendo como sugestões as profissões apresentadas durante o evento. Isso também não impede que escolham alguma outra que tenham preferência”, pontuou o diretor.