Semana realça estrelas indígenas do AM

A sala de Ciências do Sesc-AM promove, na próxima semana, a 1ª Semana de Astronomia Indígena. Inscrições estão abertas para todo público

Maria Luiza Dacio / redacao@diarioam.com.br

Manaus – Na próxima semana, nos dias 19 e 20 deste mês – quinta e sexta-feira -, acontece, no Sesc-AM, a 1ª Semana de Astronomia Indígena. Organizado pela sala de Ciências do Sesc-AM, em parceria com o Departamento de Física da Universidade Federal do Amazonas – ICE/Ufam, o evento acontecerá na unidade Balneário, localizado na Av. Constantinopla, 288, bairro Alvorada.

O evento acontece em parceria com o Departamento de Física da Ufam (Foto: Divulgação)

Segundo o coordenador da sala de Ciências do Sesc, Cesar Marinho, os objetivos da semana são fomentar informações acerca deste tópico, que para ele é importante e pertinente à comunidade. “No âmbito geral, o evento espera proporcionar aos acadêmicos e ao público em geral embasamento sobre Astronomia, trazendo à discussão da Astronomia Indígena e suas particularidades que são presentes e enraizados em nossa cultura amazônica e, ainda hoje, utilizada pelas comunidades do interior do Estado e passado de geração em geração através da tradição oral”, defendeu.

Cesar falou, também, que o evento pretende ampliar os estudos relacionados à astronomia. “Valorizar a Cultura Indígena associada à Cultura Ocidental”, disse. Nas palestras, serão feitos comparativos entre Astronomia Indígena e Astronomia Ocidental. Na programação, ocorrerão palestras, observação com telescópio, sessões no planetário e diversas oficinas.

O evento conta com um programa diversificado e interativa durante os dois dias de realização. Dentre eles, a palestra mais esperada é a ‘Os índios e o céu’. do Prof. MSC Walter Castro do departamento de Física da Universidade Fedeal do Amazonas – Ufam.

“Serão realizadas oficinas de Construção de relógio Solar, lançamento de foguetes feito de garrafa PET e Observação com telescópio do planeta Júpiter – Clube de Astronomia da Ufam”, explicou Marinho.

Inscrições

Para se inscrever, basta enviar um e-mail para sala.ciencia@sesc-am.com.br informando o nome e CPF do participante.

As atividades são gratuitas, destinadas ao público com idade mínima de 16 anos e ocorrerão no salão de eventos Zezinho Corrêa, que fica localizado na unidade Balneário (Av. Constantinopla, 288, Alvorada). Para participar, é necessário possuir a carteira do Sesc atualizada.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (92) 3649-3750, (92) 9 8415-7818 ou no site www.sesc-am.com.br.