Dueto de bumbás em solo paulistano

Encontro dos Bois de Parintins’ Ivo Meirelles será anfitrião para encontro entre Caprichoso e Garantido, representados, respectivamente, por David Assayag e Sebastião Jr., no próximo dia 24

Bruno Mazieri/plus@diarioam.com.br

Manaus- Palco dos mais diversos estilos musicais, o Bar Brahma de São Paulo se rende ao ritmo nortista de Caprichoso e Garantido, no evento ‘Encontro dos Bois de Parintins’, no dia 24 deste mês, a partir das 21h, com as presenças de David Assayag e Sebastião Júnior, levantadores oficiais dos bumbás.

Evento é voltado para o público paulista, mas nortistas residentes lá poderão matar a saudade da cultura amazônica. (Foto: Danilo Mello/Arquivo DA)

De acordo com o cantor e compositor Ivo Meirelles, que se apresenta na casa toda sexta-feira, a ideia do ‘duelo’ entre Caprichoso e Garantido surgiu durante um bate-papo informal com a parintinense radicada em São Paulo, Egreen Baranda. “Resolvemos unir nossas cabeças e paixões, a dela pelo azul e a minha pelo vermelho. É um evento em prol de uma cultura que o paulistano quase não conhece e que vai contribuir de alguma forma para o festival (de Parintins) e para a cultura dos bumbás”, explica ele.

Meirelles explica que o evento funcionará da seguinte forma: será feito um sorteio, na hora, para saber a ordem de apresentação. Logo em seguida, será dado quinze minutos para que os levantadores se preparem e possam iniciar as apresentações. “Vamos tirar as mesas do bar para que as pessoas dancem e percebam que cada toada tem uma coreografia específica. Tenho certeza que será uma noite muito divertida”, comenta.

E se engana quem pensa que a afinidade de Meirelles é apenas com o samba. Frequentador assíduo do Festival Folclórico de Parintins desde 2004, ele adianta que participará das apresentações: ora nos vocais, ora nos instrumentos. “Além da minha apresentação, que será no intervalo de preparação dos levantadores, vou tentar ser uma espécie de Israel (Paulain, apresentador do Garantido), animando a galera, tocando e cantando as toadas de Caprichoso e Garantido”, declara.

Expectativa

Segundo o cantor, que, neste ano, entrou para o CD oficial do Garantido com a toada ‘Perrechés do Brasil’ — assinada em parceria com Vanderlei Alvino e Sandro Putinok —, a presença do público já está sendo confirmada não apenas pelos próprios paulistanos, mas também pelo ‘povo’ do Norte que reside no Sul e Sudeste e está há “muito tempo longe da cultura”. “Temos recebido interesse dos dois públicos, mas o pessoal do Norte não vê a hora de matar as saudades da cultura do boi”, diz.

Ele adianta, ainda, que estará presente durante o festival deste ano, como residente do Kwati Club, espaço destinado para o entretenimento ao longo dos dias de festa na Ilha Tupinambarana. “Farei parte das melhores ‘prés’ de Parintins. Antes do Bumbódromo, o público vai ter muita coisa bacana no Kwati. Vamos promover uma grande e organizada bagunça musical com bumbás, MPB, samba e funk… O ‘coro’ vai comer”, finaliza.

Informações sobre os ingressos para o ‘Encontro dos Bois de Parintins’, em São Paulo, estão disponíveis no site Ingresse — www.ingresse.com.