Fim das férias também afeta bichinhos
De acordo com a médica veterinária Brenda Alencar de Oliveira, deixar diferentes tipos de brinquedos espalhados pela casa é uma opção para manter os bichinhos distraídos
Da redação / redacao@diarioam.com.br
Manaus – A volta às aulas muda a rotina de toda a família, incluindo dos bichinhos de estimação, que acabam tendo que se adaptar aos novos horários e compromissos dos outros moradores da casa. Para evitar que eles sofram e acabem apresentando comportamentos inadequados, a médica veterinária Brenda Alencar de Oliveira, do centro de atenção animal Petland Vieiralves, dá algumas dicas para que os tutores dos animais possam tornar o processo mais fácil, tanto para gatos quanto para cachorros.
De acordo com a especialista, deixar diferentes tipos de brinquedos espalhados pela casa é uma opção para mantê-los distraídos. Essa dica serve tanto para cães quanto para gatos. “Precisam ser brinquedos e objetos que eles possam interagir sozinhos. Os gatos são mais independentes e os cachorros sentem mais a falta dos tutores, por isso a importância de oferecer a eles mais opções de distração, como ursinhos que apitem ou emitam sons”, afirmou.

Dentre as opções para cachorros, estão bolinhas que podem ser ‘recheadas’ com petiscos ou ração. Os animais costumam passar bastante tempo tentando pegar os petiscos, gastando, assim, mais energia e deixando o tédio de lado. Outra opção são os brinquedos emborrachados com sabores de frango e bacon, que costumam chamar muito a atenção dos bichinhos.
Para os gatos, duas ótimas opções são as tocas de papelão e brinquedos com a famosa ‘catnips’, também conhecida como ‘erva de gato’, que, além do efeito de relaxamento, auxiliam na promoção da atividade física e mental.
Outro cuidado que faz muita diferença para os animais e com que eles não se sintam muito sozinhos é deixar acessível uma peça de roupa com o cheiro do dono. “Assim, ele pode se sentir mais seguro e tranquilo”, assegurou a especialista.
Alimentação
Ainda de acordo com a médica veterinária, outro item que precisa de uma atenção especial é a alimentação dos bichinhos que ficam sozinhos em casa. Brenda explica que a alimentação precisa ser oferecida nos horários em que os tutores estejam presentes e que a mudança de horário de disposição do alimento precisa ser feita gradativamente, para que não cause estranheza aos pets. Para quem preferir deixar os alimentos disponíveis durante todo o dia, precisam respeitar a quantidade diária consumida pelo animal.
Outras dicas podem ser obtidas diretamente no Instagram do centro de atenção animal Petland Vieiralves, que é @ice.petland.vieiralves. O telefone para informações é (92) 3345-6583.