Fotógrafo Raimundo Valentim, o ‘Professor’, morre em Manaus

Colegas de profissão lamentaram a morte do fotógrafo, que era natural do RJ. Valentim atuou em vários veículos de comunicação, entre eles a REDE DIÁRIO DE COMUNICAÇÃO (DRC)

Stephane Simões / redacao@diarioam.com.br

Manaus – O fotógrafo Raimundo Valentim morreu, na madrugada desta segunda-feira (12), em Manaus. O ‘professor’, como era conhecido entre os colegas mais novos, atuou em vários veículos de comunicação, entre eles a REDE DIÁRIO DE COMUNICAÇÃO (RDC). Nesta manhã, colegas de profissão lamentaram a morte do fotógrafo, que era natural do Rio de Janeiro.

Raimundo Valentim morreu nesta segunda-feira (Foto: Sandro Pereira)

“É uma grande perda para o nosso fotojornalismo e nossa história, e muito mais para os amigos e familiares. Que Deus conforte nossos corações e receba com as mais belas luzes este grande ser humano. Obrigado professor”, escreveu o fotógrafo Alexandre Fonseca, em uma rede social. A fotógrafa Ione Moreno escreveu “o fotojornalismo do Amazonas de luto”.

O fotógrafo Sandro Pereira (à direita) conta que Valentim foi um grande incentivador (Foto: Arquivo pessoal)

O fotógrafo Sandro Pereira, que atua na REDE DIÁRIO, conta que conheceu Valentim quando o ‘professor’ era editor de fotografia no jornal. Segundo Sandro, Valentim foi uma das pessoas que o incentivou a estudar, entrar na faculdade e se tornar profissional qualificado.

“Ele sempre dava dica pra gente. Era um cara muito alegre. Foi muito importante na minha carreira, me incentivou demais. Ele sempre foi um cara disposto a ajudar, a conversar, até mesmo quando eram problemas pessoais”, relembra.

Valentim atuou em veículos de comunicação do Amazonas e de outros estados, entre eles jornal A Crítica, Em Tempo e Jornal dos Sports, pela sucursal do Estado de S. Paulo (RJ).

O fotógrafo também atuou na equipe de jornalismo do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), durante a gestão da desembargadora Maria das Graças Pessoa Figueiredo, de 2014 a 2016. Seu último trabalho foi como editor de fotografia na Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), da Prefeitura de Manaus.

Em nota, a Prefeitura de Manaus lamentou a morte de Valentim. “É com profundo pesar que a Prefeitura de Manaus lamenta a morte do competente repórter fotográfico da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), Raimundo Soares Valentim, ocorrida, na manhã desta segunda-feira  (12), em decorrência de câncer. Valentim atuou nas redações dos principais jornais do Brasil e, no Amazonas. Vencedor de três prêmios fotográficos e tendo participado de várias exposições individuais e coletivas no Amazonas e Rio de Janeiro, Raimundo Valentim deixa de luto seus familiares, amigos e a fotografia”.

O velório do fotógrafo será a partir das 14h, na Rua Coronel Cirilo (rua da ponte), bairro Compensa, zona oeste de Manaus. O cortejo com o corpo deve sair, às 16h, em direção ao cemitério Recanto da Paz, em Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), no Km 14 da Rodovia Manoel Urbano.