Em Manaus, restaurantes apresentam culinária de diversos países; confira

Que tal dar uma volta ao mundo através do paladar? O Portal D24AM listou alguns dos principais restaurantes de gastronomia estrangeira, situados na capital amazonense

Erick Valente / redacao@diarioam.com.br

Manaus – A gastronomia internacional segue ganhando espaço em Manaus e o motivo disso é o aumento da busca pelo novo. Entre as culinárias japonesa, árabe e colombiana, o público da capital amazonense está cada vez mais interessado nos sabores que vêm de fora. Por conta disso, o Portal D24AM elencou alguns dos principais restaurantes que trazem essa gastronomia variada e internacional à cidade. Confira:

Culinária mexicana

El Dino é um restaurante de comida mexicana (Avenida Professor Nilton Lins, Flores) que funciona das 18h à meia-noite, de terça-feira a domingo. O local possui um excelente cardápio da gastronomia do México, com pratos típicos como: quesadilhas, tacos e nachos, além do famoso drinque mojito. As sobremesas ficam por conta das quesadilhas doces e paletas mexicanas.

Segundo o proprietário da casa, Eldino Guedes, a ideia de abri-la surgiu da paixão pela gastronomia e da vontade de empreender. “Morei no México e me apaixonei pela culinária de lá. Já tinha vontade de empreender, juntei o útil ao agradável e está dando muito certo”, declarou. O restaurante é cadastrado no iFood, o que facilita ao consumidor. Contatos: (92) 3321- 4885/98413-3796.

Culinária árabe

O restaurante Sarah Cozinha Árabe (Rua Rio Itannana, conjunto Vieiralves) dispõe de um cardápio variado, que conta com kibe cru, filé à sahara e pimentão recheado. O horário de funcionamento da casa é das 17h30 até a meia-noite.

Sarah Cury, proprietária do restaurante, é descendente de árabes e trabalha com esta culinária há mais de 35 anos, em Manaus. “Cozinhava apenas para alguns amigos que me incentivavam a transformar isso em empreendimento, até que um dia, por necessidade, abrimos as portas e estamos funcionando até hoje”, afirmou.

O Sarah Cozinha Árabe faz entregas para todas as localidades da capital amazonense e trabalha com a opção de reservas. Além disso, conta com atrações especiais nas quintas-feiras – entre elas, a apresentação de danças árabes. Contatos: (92) 99238-2444/3086-1000.

Culinária italiana

Localizada na Travessa Sargento Abrahim, Flores, a cantina Chef Tony é voltada diretamente à culinária italiana, com horário de funcionamento das 19h às 23h, de segunda-feira a sábado.

As massas são os pratos principais da casa, destacando-se os risotos de gorgonzola, canelloni de ricota com passas e fetuccini ao creme de bacalhau. Além disso, a cantina possui, ainda, um variado cardápio de vinho. Contato: (92) 99339-4494.

Culinária portuguesa

O restaurante Alentejo (Rua Pará, Nossa Senhora das Graças) é a principal opção para quem busca o melhor da culinária portuguesa, em Manaus. Entre os pratos principais da casa, destacam-se o bacalhau na telha e o bacalhau Alentejo. O restaurante possui, também, uma variada cartilha de vinhos.

O Alentejo funciona nos seguintes dias e horários: de segunda a sexta-feira (jantar), das 19h à meia-noite; sexta-feira (almoço), das 12h às 16h; sábado (jantar), das 19h à meia-noite; e domingo (almoço), das 12h às 16h. Contato: (92) 3233-7300.

Culinária japonesa

Localizado em diversos pontos de Manaus, o Fast Temaki foi um dos primeiros grupos a socializar a culinária japonesa, no Norte do Brasil. Entre os pratos principais da casa, destacam-se o Hot Filadélfia, Sushi e Poke.

Segundo um dos sócios do grupo, Alexandre Loureiro, há previsão para a abertura de quatro novas unidades, ainda em 2018. “Tínhamos receio se o povo manauara aceitaria bem a culinária japonesa, então, investimos em preço e qualidade. E os amazonenses absorveram muito bem a ideia”, afirmou Alexandre. Contatos: (92) 3236-8686/3026-9797.

Japanese cuisine. Sushi set on a wooden plate and dark concrete background.

Culinária Peruana

Mira Flores (Rua 4, n° 196, conjunto Beija-Flor 1) é um restaurante de culinária peruana que ganhou fama por adaptar os famosos e apimentados pratos do país à culinária amazonense – deixando o cliente livre para escolher o tanto de pimenta desejado. Além disso, o lugar é temático e oferece roupas e cenários típicos da cultura peruana. O cliente pode, ainda, divertir-se ao som de música latina.

Entre os pratos principais, destaca-se o Ceviche, considerado o carro-chefe do restaurante. “Aprendi a culinária peruana quando morava na fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. Transformei isso em empreendimento”, afirmou a proprietária Robemita Caldas. Contato: (92) 99428-4999.

Culinária chinesa

O China In Box é a maior rede de delivery de comida chinesa da América Latina e está em Manaus desde 2000. Atualmente, a franquia está presente em três unidades: Rua Borba, nº 747, Cachoeirinha; Av. Djalma Batista, Chapada; e Av. Mário Ypiranga Monteiro, nº 1.300, Adrianopólis. Os pratos mais populares da casa são: yakisoba, yakibifum e yakimeshi. Contatos: (92) 3648-8000/3236-0118.

Culinária colombiana

O La Finca é um bar-restaurante com culinária colombiana (Rua Diogo de Mendonça, nº 143, Dom Pedro) que ficou conhecido por oferecer, além do cardápio temático, apresentações de salsa, cúmbia, merengue e bachata, entre outros ritmos latinos.

A casa funciona nos seguintes dias e horários: quarta e quinta-feira (jantar), a partir das 16h; sexta-feira e sábado (jantar), das 16h às 5h; e domingo (almoço), a partir das 12h. Contato: (92) 99430-2424.