No Dia do Café, confira curiosidades e opções de cafeterias em Manaus

O café é a segunda bebida mais consumida do mundo. Em Manaus, o segmento está em alta com inúmeras cafeterias espalhadas pela cidade e consequente aumento do número de apaixonados pela bebida

Erick Valente / redacao@diarioam.com.br

Manaus – Neste sábado (14), comemora-se o Dia Mundial do Café, a segunda bebida mais consumida no mundo. O Brasil está classificado como o maior produtor e exportador de café e a expansão desse mercado nos últimos anos é perceptível. Em Manaus, o segmento está em alta. Com inúmeras cafeterias espalhadas pela cidade, consequentemente cresce o número de apaixonados pela bebida que se utiliza da cafeína. O Portal D24AM reuniu dicas de especialista e onde encontrar cafeterias na capital amazonense.

Confira a melhor forma de se consumir o café e onde encontrar as melhores cafeterias da capital amazonense. (Foto: Reprodução)

A cafeína pode ocasionar benefícios e malefícios à saúde humana. Segundo a nutricionista clínica Flávia Cunha, o café tem importância na prevenção de doenças. “Podemos citar sua importância na prevenção de doenças como depressão, diabetes tipo dois, Alzheimer, alguns tipos de dores de cabeça, além de melhorar a atenção e o desempenho mental, mas é preciso estar atento ao exagero do consumo”, afirmou.

De acordo com a nutricionista, é preciso atentar para a ingestão excessiva do café. “O uso demasiado de cafeína pode ser prejudicial, principalmente às pessoas que sofrem de insônia, pois a cafeína contém um estimulante que pode interferir no sono, além de levar ao vício, causando irritabilidade, dor de cabeça e dificuldade de concentração, principalmente no caso de pessoas viciadas” afirmou.

Jonathan Ferreira, 22, é um dos amantes de café e consome a bebida há muito anos. Ele conta que passou a beber café após a influência da família. “O café é uma herança hereditária. Meus avós moravam no interior do Estado e me ensinaram o valor da bebida. Não sei ao certo se isso já virou um vício, mas atualmente não sei fazer nada sem uma xícara de café do lado”, relatou o universitário.

No Amazonas, o café sempre teve força no mercado econômico, sendo fonte de renda na capital e no interior, porém, nos últimos anos nota-se uma expansão neste segmento. Exemplo disso são as inúmeras cafeterias espalhadas na cidade. A barista amazonense Analice Pereira é proprietária da cafeteria ‘Como em Casa’ e trabalha como instrutora em um programa educacional na formação de novos profissionais, tendo o certificado reconhecido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais.

“Começamos em 2015 e investimos na cafetaria e nos cursos, trazendo baristas de outros estados e assim atraindo mais interessados por esse mercado, expandindo as categorias do café a um público mais acostumado com o regionalismo. Apresentamos o café do Brasil e do mundo”, afirmou. Consequência do sucesso, a empresária ainda confirmou a inauguração de uma nova unidade da cafeteria para junho deste ano, no bairro Adrianópolis, zona centro-sul.

Confira algumas cafeterias localizadas em Manaus:

COMO EM CASA- Cafeteria localizada na Rua Fortaleza, N.10, Adrianópolis, especializada em cafés especiais. Funcionamento: De domingo a domingo, das 14h às 19h.

ONE COFFE– Cafeteria localizada na Av. João Valério, 130 – Nossa Sra. das Graças, especializada em cafés gourmets e drinks feitos com café. Funcionamento: Segunda a Sábado, das 07h às 20h.

SUPLICY CAFÉS ESPECIAS– Cafeteria localizada na Av. Jornalista Umberto Calderaro Filho, 455, Adrianópolis, especializada em cafés especiais. Funcionamento: segunda a sábado de 8h às 21h, e Domingo de 11h30 às 21h.

L’ALBERO– Cafeteria localizada na Av. João Valério, – Nossa Sra. das Graças, especializada em cafés e sobremesas. Funcionamento: segunda a sábado de 13h às 21h30. Aos domingos e feriados de 14h30 as 21h30.

KALENA CAFÉ– Cafeteria localizada na Rua Fortaleza, 201, Adrianópolis, especializada em cafés gourmets, especiais e tradicionais. Funcionamento: Segunda a Sábado, das 14h às 21h.

GRÃO EXPRESSO– Cafeteria localizada nos shoppings: Sumaúma, Manauara, Ponta Negra e Amazonas. Funcionamento: de acordo com os horários dos Shoppings (10h às 22h).

SINHÔ CASA DE CAFÉ– Cafeteria localizada na Rua Acre, 120, Nossa Sra. das Graças, especializada em cafés tradicionais e especiais. Funcionamento: De 13h30 às 20h.