Derrubando o mito do ‘dom’ para a escrita

Idealizada por Mariana Filizola e Bruna Chíxaro, a Oficina de Life Writing tem o objetivo de despertar, através de atividades leves e descontraídas, o ‘lado escritor’ de seus participantes

Gabriel Machado / plus@diarioam.com.br

Manaus – Uma experiência pessoal, lúdica e recheada de atividades voltadas para o ato de escrever. Foi desta forma que a relações públicas Mariana Filizola definiu a Oficina de Life Writing, que acontece no próximo dia 22 de julho, a partir das 8h30, nos espaços do Vila Hub Coworking (Avenida do Sol, nº 2, bairro Aleixo). Idealizado por ela, ao lado da advogada e autora Bruna Chíxaro, o workshop tem como objetivo despertar, de maneira leve e descontraída, o ‘lado escritor’ de seus participantes. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo link goo.gl/oT5cTf ou diretamente no Vila Hub. As vagas são limitadas.

A ideia para a oficina, como não poderia ser diferente, surgiu por meio da escrita. Foi através dela que suas ministrantes, Mariana e Bruna, se conheceram. “Uma amiga me indicou para revisar um dos textos da Bruna e acabamos virando amigas”, destacou a profissional de Relações Públicas. “A partir daí, passamos a ler e a revisar os textos uma da outra e, com o tempo, as pessoas começaram a acompanhar os nossos trabalhos e a nos pedir dicas. Então, decidimos criar o workshop”, acrescentou Mariana, que, atualmente, contribui para dois blogs.

Fugindo das oficinais mais tradicionais, a dupla aposta em uma experiência “bastante pessoal”, a fim de aflorar a voz escritora de seus participantes. “Todos têm o potencial para escrever”, reforçou a RP. “A verdade é que já o fazemos todos os dias, seja em um bilhetinho ou em uma mensagem de WhatsApp. O que falta é colocar a escrita ‘para fora’ e perder esse medo”, completou.

Voltado para a técnica de life writing (ou escrita de vida, em uma tradução livre), o workshop não possui limite máximo de idade — ele é indicado para maiores de 14 anos — e seus interessados não precisam atuar em uma área específica para participar. Basta gostar de escrever. “O life writing é um estilo que engloba pequenas e várias escritas do cotidiano e é bastante comum, por exemplo, em blogs, crônicas e biografias. É quando escrevemos sobre as impressões da nossa vida e do dia a dia”, explicou Mariana.

Apesar de ter sido lançada, oficialmente, há dois dias, a Oficina de Life Writing já está tendo um bom feedback por parte do público. “Esses primeiros dias estão sendo bem interessantes. Muitos amigos nos procuraram e disseram que tinham o costume de escrever, mas que, por algum motivo, pararam e, agora, estão dispostos a retomar. E são pessoas de várias áreas: Direito, Engenharia, Psicologia etc.”, revelou a RP. “A procura está tão bacana que decidimos mudar a data para o domingo, 22 (originalmente, o workshop aconteceria um dia antes, no sábado)”.