Engenheiro lança livro que apresenta conteúdo técnico com pegada literária, no AM

Obra do professor Mario Sobral Jr. aborda Segurança do Trabalho ao longo de 31 textos — 30 histórias e um conto policial —, mas dispensando a linguagem rebuscada da área

Maria Luiza Dacio / plus@diarioam.com.br

Manaus – Histórias cômicas, com fundo crítico, e até mesmo um conto com caráter policial. É como o engenheiro civil e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) Mario Sobral Jr estreia na literatura. Intitulada ‘Mundo Paralelo’, a obra será lançada, hoje, no Auditório do Senai, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia.


Além do lançamento do livro, o evento ainda terá minicurso e palestra comandados pelo autor (Foto: Eraldo Lopes)

Além do lançamento do livro — terceiro de Mario, mas o primeiro de conteúdo não técnico —, o evento ainda terá minicurso comandado por ele, das 14h às 21h, sobre o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). Já à noite, ele intermediará palestras sobre diversos temas, sendo todas as atividades gratuitas.

“Eu tenho dois livros voltados à Segurança no Trabalho. Uma espécie de manual para que um aluno que está entrando no mercado de trabalho tenha uma noção do que fazer. São livros técnicos”, afirmou. “Resolvi tentar escrever algo mais literário. São pequenas histórias com a Segurança do Trabalho como pano de fundo, mas sem ser algo técnico. Para relaxar, ter prazer com a segurança do trabalho e com as letras”, explicou.

O professor produz o Jornal Segurito, publicação interna do Ifam, há 12 anos, e o livro é uma compilação de vários textos já publicados no periódico. “Juntei parte destes textos e, em paralelo a isto, nos últimos dois anos, comecei a escrever outros”, disse.

Com o seu primeiro livro lançado em 2013, o professor salienta que seu público sempre foi, principalmente, pessoas da área de Segurança do Trabalho e quem trabalha na gestão de recursos humanos. Mas, esta obra mais recente, segundo ele, se trata de uma leitura aberta para qualquer amante da leitura.

“É para pessoas que estejam ou não interessadas nessa área, não precisa ser um técnico. São histórias para quem gosta de ler. O livro contém 30 histórias e um conto policial”, explica. Esse último, em um estilo Sherlock Homes, mas, de maneira cômica intitulado de José Lopes Gomes, explica ele: “É um engenheiro de segurança no trabalho que vai descobrir uma morte na fábrica que ele trabalha”.

Entre as histórias, estão ‘Acordando muito tarde’ e ‘Elementar Meu Caro Adson’. “No geral, eu diria que são histórias engraçadas, de teor cômico, e, também, com um pouco de crítica, no intuito de despertar a atenção para a segurança do trabalho”, comentou.

‘Um Mundo paralelo’, que batiza o livro, é uma das histórias. “No mundo paralelo, ao invés de ter um profissional de segurança no trabalho, tem um profissional que faz tudo ao contrário. O objetivo dele é deixar os trabalhadores inseguros. Por isso um mundo paralelo”, finalizou.

Os interessados em adquirir o livro podem comparecer ao evento ou acessar o site www.jornalsegurito.com e garantir seu exemplar.