Obras da literatura amazonense são reforçadas em escolas municipais

Concultura fez a doação de 1.115 exemplares de obras literárias de autores amazonenses à Semed. Livros serão distribuídos para 205 escolas

Com informações de assessoria / portal@d24am.com

Obras são de autores como Nivaldo Santiago, Janet Chernela, Bene Martins e Eneida Ramos. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Manaus – O Conselho Municipal de Política Cultural (Concultura) fez a doação de 1.115 exemplares de obras literárias de autores amazonenses à Secretaria Municipal de Educação (Semed), na manhã desta quinta-feira (6). Os livros, que serão distribuídos para 205 unidades escolares da rede municipal de ensinos, fazem parte do projeto Memória Reencontrada, financiado pelo conselho e que incentiva a publicação de autores locais.

As obras da literatura amazonense são de autores como Nivaldo Santiago, Janet Chernela, Bene Martins e Eneida Ramos. Entre os livros destacam-se “Cancioneiro de Manaus”, “A origem dos Kotira”, “Mulheres do Início”, “O Teatro do Norte Brasileiro”, “Ribeiro Junior – Redentor do Amazonas“, entre outros, que serão entregues para 205 escolas municipais, incluindo as quatro escolas indígenas.

Os títulos também serão encaminhados aos espaços culturais coordenados pela Gerência de Educação Escola Indígena (Geei) da Semed, que receberão títulos específicos da série Kotira, que conta a história desses povos.

A secretária da Semed, Kátia Schweickardt, ressaltou que educação e cultura caminham de forma integrada e que as doações vão incentivar as crianças, desde muito cedo, a conhecerem a cultura regional. “Para nós que formamos crianças que são do Norte do Brasil, é importante entender quem são, qual o potencial da identidade de cada um e isso passa pela valorização desses autores e, sobretudo, da valorização desse material”, declarou.

O próximo passo, conforme a Semed, é realizar formações, em parceria com os técnicos do conselho, para professores de Português e Literatura da rede municipal, como forma de melhor aproveitar as obras no trabalho de aprendizagem realizado pelas escolas.