Moda: clássico dos anos 1950, as bolinhas estão de volta

Especialista comenta sobre a tendência dos looks atemporais com estampa poá

Da Redação / redacao@diarioam.com.br

Manaus – Há padrões que, independentemente da passagem do tempo e das tendências da moda, permanecem temporada após temporada – podendo, até mesmo, serem chamados de clássicos. Este é o caso da estampa poá, as tradicionais bolinhas. Também denominadas de ‘polka dots’, elas, conhecidas como um marco da era pin-up, nos anos 1950, regressaram com força total.

Eternizadas como queridinhas de nomes como princesa Diana, Audrey Hepburn e Marilyn Monroe, a estampa de bolinhas é atemporal e continua a reaparecer nas passarelas. Segundo a produtora de moda e influenciadora digital Domenique Heidy, esta tendência virá forte nos próximos meses e estações.

“As bolinhas estão em vestidos, saias, camisas, acessórios e trazem uma boa dose de diversão ao nosso look. A melhor coisa é que elas são perfeitamente combináveis com qualquer estilo, seja ele muito elegante ou moderno. Carolina Herrera e Dior decidiram incluí-las nos seus projetos, este ano, porque, sem dúvida, este estilo é a opção perfeita para estar na tendência no resto da temporada. É isso mesmo, a tendência ‘bolinhas’ ou estampas de bolinhas veio para ficar durante algum tempo”, afirmou a especialista.

Não é a primeira vez que os designers se voltam para ela, mas, desta vez, o retorno das ‘polka dots’ é apresentado de forma completamente renovada. Então, o que há de novo nesta temporada? Domenique responde: “Cores variadas, bordadas ou impressas. E, em relação ao tamanho, temos versões grandes que conquistam todos os olhares, assim como bolinhas pequenas para as mais discretas, não esquecendo, claro, que a mistura de ambos resulta num estilo único”, disse a influenciadora digital.

“O clássico preto e branco também volta com um toque mais moderno, em peças como blusas soltas e estruturadas, para que fique um pouco fora do tradicional”, completou.

A estampa poá é, sem dúvidas, um ‘must have’ desta estação. Confira as dicas de Domenique Heidy sobre as bolinhas sem medo de cometer erros:

1. Vestidos

Tanto para a versão maxi quanto a midi, embora esta seja a mais exigida nesta temporada. Lembram-se do vestido de bolinhas brancas em um fundo marrom usado por Julia Roberts em ‘Uma Linda Mulher’? Existem muitas marcas que lançaram uma versão similar adaptada aos tempos atuais. Não fique sem ele!

2. Blusas

Uma opção simples para experimentar o padrão de bolinhas. Nada melhor do que combiná-la com jeans ou, dependendo da ocasião, calças pretas.

3. Macacão

É uma peça complicada, porque não fica bem em qualquer pessoa. Se for uma sortuda, não perca de vista um macacão com este padrão.

4. Tênis branco

Para destacar o padrão e adicionar um toque mais casual, opte por roupas simples e não complique, deixe o padrão ser o protagonista. O importante, nesta tendência, é se divertir, combinando as peças numa infinidade de possibilidades.

5. Visual Minnie?

Para evitar parecer uma Minnie Mouse da vida real, o estilo é a chave. Um truque importante é deixar uma peça que tem bolinhas levar o holofote – que poderia ser uma carteira, vestido ou saia – e manter o resto do look bastante minimalista e discreto.

6. Atenção para os lugares certos

Caso você não queira atrair a atenção ou destacar certas áreas do seu corpo, então, escolha bolinhas pequenas em tons neutros. O vestidinho preto é uma ótima opção, você pode usar as bolinhas do mesmo tom para ser mais discreta.

7. Esbanje estilo

Se quiser um estilo fashionista, este padrão é uma ótima escolha – caso queira misturar e combinar outras estampas. Por exemplo, use uma saia de bolinhas com uma camisa listrada. Certifique-se, apenas, de ter uma estampa menor em escala do que a outra.

Na verdade, há muito que você pode fazer com as bolinhas. Tente uma camisa de bolinhas em vez da sua camisa branca clássica. E saiba que não há nada mais chique do que o binômio preto e branco. Essa combinação não falha e é um dos consentimentos para usar este padrão.

Caso ainda esteja insegura, vá devagar e inclua a estampa poá em acessórios como carteiras/malas, meias, lenços ou sapatos. O importante é não deixar de ser um autêntico arraso.