Morre Jorge Tufic, autor do hino do Amazonas

Segundo o poeta Zemaria Pinto, amigo de Tufic, ele estava com câncer no pulmão e havia perdido a esposa recentemente

Da Redação / redacao@diarioam.com.br

Manaus – Morreu na manhã desta quarta-feira (14), o poeta e jornalista Jorge Tufic, autor do hino do Amazonas e membro da Academia Amazonense de Letras (AAL). Ele tinha 88 anos e estava em São Paulo. “Ele estava com câncer no pulmão e havia perdido a esposa recentemente. Ele era uma pessoa que estava sempre à frente dos acontecimentos, dos movimentos poéticos, ele realmente conhecia tudo. Se manteve fiel à poesia até o fim, sempre muito produtivo”, disse o poeta e amigo de Tufic, Zemaria Pinto.

Segundo o poeta Zemaria Pinto, amigo de Tufic, ele estava com câncer no pulmão e havia perdido a esposa recentemente (Foto: Divulgação)

Tufic era oriundo de Sena Madureira, interior do Acre, mas realizou os estudos secundários em Manaus. Em 1976, foi agraciado com o diploma ‘O Poeta do Ano’, prêmio concedido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas, em reconhecimento à sua vasta e intensa atividade literária. É sócio-fundador da Academia Internacional Pré-Andina de Letras, em Tabatinga (a 1.108 quilômetros a oeste de Manaus) além de fazer parte do Conselho Estadual de Cultura.

O poeta acriano foi o vencedor do concurso nacional lançado, em 1980, pelo então governador do Estado, Jorge Lindoso, para a escolha do hino do Amazonas. A ex-presidente da AAL, Rosa Brito, lamentou o ocorrido.“Sentimos muito, ele era uma pessoa muito competente e querida. É mais um intelectual respeitado que se foi, ele era um excelente poeta. A sociedade amazonense e brasileira perdeu um grande poeta”, disse ela.



SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES