Mostra de teatro anuncia ‘line-up’

Fetam revelou, ontem, os 14 espetáculos selecionados para a Mostra de Teatro do Amazonas, evento que acontece entre os dias 23 e 29 de março, no Teatro Amazonas, com entrada gratuita

Da Redação / redacao@diarioam.com.br

Manaus – A Federação de Teatro do Amazonas (Fetam) revelou, ontem, os 14 espetáculos que vão compor a 12ª edição da Mostra de Teatro do Amazonas, evento que acontece entre os dias 23 e 29 de março, no Teatro Amazonas (Largo São Sebastião, Centro). Além dos selecionados, o festival contará, também, com a montagem paulista ‘A Rainha do Rádio’, de Marie Fail, em seu ‘line-up’.

Das 14 peças escolhidas, sete integram o segmento infantojuvenil da mostra. São elas: ‘Upiara e a lenda da água doce’, da Espatódea Trupe; ‘Bumboso – A História de um boizinho festeiro’, da Cia de Atores Escalafobéticos; ‘O Rapto das Cebolinhas’, da Cia de Teatro Apareceu a Margarida; ‘Vestido Queimado’, da Souflle de Bodo Company; ‘A excêntrica família de clowns’, da Cia de Teatro Língua de Trapo; ‘Não Acredito, Eles Falam!’, da Cia Trilhares; e ‘Flicts – O Musical’ (convidado), da Cia de Teatro Apareceu a Margarida.

A tradutora e dramaturgista Fátima Saadi será mediadora dos debates, na mostra (Foto: Divulgação)

O restante dos espetáculos compõem o grupo adulto da Mostra de Teatro. São eles: ‘Uma saudade, uma rosa… Um beijo!’, de Ednelza Sahdo; ‘O mendigo ou o cão morto’, da Grupocriattordeteatro; ‘A Morte do Cisne’, do Grupo Jurubebas de Teatro; ‘Tartufo Me’, de Um Teatro Produções; ‘Flecha Borboleta’, da AACA – Arte & Fato; ‘Você Vai Se F. de Verde Amarelo/Arte inabilitada’, de Francisco Rider; e ‘Quem Casa, Quer Casa’ (convidado), da Associação ArtBrasil.

A programação do evento é gratuita e conta com patrocínio da Prefeitura Municipal de Manaus — por meio da Manauscult —, da REDE DIÁRIO DE COMUNICAÇÃO, Atlântica Hotéis, Ichiban Sushi e Studio 7 Núcleo de Dança.

Debates

A mostra realizará, também, debates, que acontecerão logo após as apresentações dos espetáculos. A mediadora será Fátima Saadi, tradutora e dramaturgista do Teatro Pequeno Gesto, do Rio de Janeiro. Formada em Psicologia (PUC-RJ) e em teoria do Teatro (Unirio), a convidada fez, ainda, Mestrado e Doutorado em Comunicação e Cultura (ECO-UFRJ). Em 2011, foi indicada aos prêmios Shell e Questão de Críticana.

Outro destaque é o diretor, dramaturgo e ator Darci Figueiredo, de São Paulo. Formado na Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo, ele participou, como ator, das peças ‘Romeu e Julieta’ e ‘Macunaíma’, ambas dirigidas por Antunes Filho.

Espetáculo paulista

A montagem ‘A Rainha do Rádio’ fala sobre a radialista Adelaide Fontana, que, demitida após 25 anos de casa, resolve invadir e se trancar no estúdio da Rádio Esperança para fazer um programa especial, ambientado em 1974 — tempo de ditadura militar brasileira e da repressão aos meios de comunicação e às manifestações artísticas.