O Mundo Nerd em um minuto

Juçara Menezes e Claudia Pereira criaram o perfil ‘1 Minuto Nerd’, no Instagram, mas, em seis meses, os vídeos-reviews temáticos agradaram ao público e chegaram a outras redes sociais

Kamilla Vieiralves / plus@diarioam.com.br

O mesmo user, em todas as redes, facilita a busca pelo perfil (Foto: Divulgação)

Manaus – Seis meses atrás, a jornalista Juçara Menezes e a cinéfila Claudia Pereira decidiram juntar seus conhecimentos acerca do mundo nerd para realizar uma proposta diferente: falar sobre o universo de filmes e livros, em vídeos curtos, no Instagram. O perfil, intitulado ‘1 Minuto Nerd’, surgiu em dezembro de 2016 e, de lá para cá, cumpriu tão bem a sua tarefa que ganhou páginas no Facebook, Twitter, Google+ e, em breve, um canal no YouTube.

Segundo Claudia, apesar de ser a autora da ideia, inicialmente, ela sequer apareceria nos vídeos. No entanto, a experiência prévia com um canal no YouTube tornou natural a sua participação. “Eu já tenho um canal, chamado ‘Mofo no Cinema’, onde eu falo sobre filmes antigos. Mas nós já assistíamos algumas coisas no YouTube — que, você sabe, tem muitos canais dedicados a cultura pop no geral — e eu falei que seria uma ideia interessante fazer algo do tipo, mas nunca imaginei fazer parte. A ideia do nome e do formato foi da Juçara, inclusive. Mas, a partir da segunda ou terceira semanas eu já comecei a gravar também”, relembra.

Os vídeos são, portanto, reviews — opiniões — sobre filmes, livros e o que mais estiver em evidência no mundo nerd. “Nós não editamos os vídeos, então, com esse formato, têm sido um desafio falar sobre os filmes, dar dicas de livros, locais, eventos e afins. Tem dado certo”, comenta Claudia.

As postagens são feitas diariamente no perfil @1minutonerd, e não se restringem aos vídeos. “Nós postamos fotos, trailers, curiosidades sobre o mundo nerd. Compartilhamos tudo o que achamos que vá interessar o público”, explica a cinéfila. Assim, o feed delas traz de duas a três postagens por dia, sendo um vídeo.

 

Próximos passos

Seis meses depois, o ‘1 Minuto Nerd’ já conta com páginas em outras redes sociais e vem testando, aos poucos, o formato de vídeos mais longos. “Os vídeos que já estão disponíveis no ‘Face’ são um pouco mais longos, porque o YouTube te permite mais tempo. Mas não queremos sair muito desse formato mais curto, porque sabemos que muita gente não quer perder oito, 15 minutos assistindo. A ideia é, mesmo no canal, fazer vídeos curtos”, adianta Claudia.

Em seis meses, o ‘1 Minuto Nerd’, de acordo com as criadoras, cresceu mais de 100% em números absolutos, totalizando 2.207 seguidores (até 8 de junho), quase 600 publicações e mais de 100 vídeos exclusivos. Agora, elas esperam seguir crescendo e explorando as ferramentas que a internet pode proporcionar. “Não digo que foi totalmente por acaso, mas a gente não esperava que desse tão certo em tão pouco tempo. Agora, vamos seguindo e aperfeiçoando”, finaliza Claudia.