O ‘poder’ da mente que muda o ano para melhor

Confira quatro dicas para iniciar o ano e manter-se conectado com seu potencial interior

Maria Luiza Dacio / redacao@diarioam.com.br

Manaus – Um início de ano sempre traz aquelas tradicionais preocupações. Desde deveres com família e filhos — material escolar, cursos complementares ou colônia de férias — até organizações pós-viagem, como planejamento financeiro, marcam o retorno à rotina que vem depois da férias.

Ao mesmo tempo, as festas de fim de ano nos oportunizam muitas reflexões e inspirações. É o momento de entrarmos em contato com as emoções, fecharmos ciclos e termos atitudes mais fraternas, assim como começarmos a visualizar um ano novo bom e cheio de realizações. Então, por que será que, geralmente, deixamos essas emoções aflorarem nessas datas festivas?

Sobre o assunto, à convite da PLUS, a palestrante — voltada à área motivacional — e psicoterapeuta Nelma Campelo listou quatro dicas para começar o ano ‘relax’, evitando, ao máximo, o estresse que a correria das mudaças de começo de ano sempre nos dão.

Reprogramação da mente
Quando pensamos em Ano Novo, sempre ponderamos novos comportamentos e novas realizações, mas, para Nelma, o que fortalece esse pensamento é justamente uma ‘reprogramação da mente’ voltada para a realização de sonhos e metas anteriormente estabelecidos.

“O desafio para que nossas metas e sonhos sejam concretizados é mantermos uma frequência alta durante todo o ano, pois, mesmo que tenhamos que passar por vários ou grandes desafios, se buscarmos manter um estado emocional saudável, iremos nos sentir alinhados com nossos projetos de vida”, revela a palestrante.

“Manter-se em altas frequências é ser positivo diante de tudo. Não importa o que aconteça, desenvolva pensamentos positivos como ‘eu sou capaz’, ‘eu consigo realizar’, ‘sou competente’ e tudo mais virá com mais facilidade”, emendou a especialista.

Entretanto, a psicoterapeuta diz que não é fácil, mas é concretamente possível. “Somos dotados de um potencial incrível! Temos uma estrutura pronta para superar qualquer adversidade”.

As dicas são para manter-se conectado com seu potencial interior em 2018.
“Inicie o ano vibrando nas emoções mais elevadas como amor, alegria e gratidão. Esteja disposto a reprogramar sua mente: com ela renovada, você está pronto para as mudanças em todas as áreas de sua vida.” explica.

O medo, dor, dúvidas ou situações inesperadas surgem com todos e interferem negativamente, o que nos faz perder a motivação. “Se você aprende que precisa organizar seus sentimentos e pensamentos, você não permitirá que esses fatores externos interfiram no seu projeto de vida. Por isso, precisamos entrar no ano novo deixando a porta aberta para trilhar novos caminhos”.

Para isso, a psicóloga aconselha: “Planeje seus sonhos, escreva em um papel. Neste ano que se inicia, aproveite as oportunidades. Não tenha medo dos próximos 365 dias. Eles estão te aguardando e, ao mesmo tempo, te oferecendo uma chance de conquistar teus sonhos. Abra-se para o novo. Cure seus medos, livre-se de emoções tóxicas, ilumine-se e seja grato por tudo. Pois tudo tem um propósito, basta prestar atenção. Organize suas emoções e escute mais seu coração. Perdoe as pessoas que te desapontaram. Apaixone-se por si e transborde de amor. Se permita ser uma nova pessoa: aquela que acredita nas possibilidades infinitas de criar uma nova história!”, finaliza.

Abra-se para o novo
Abra-se para desenvolver novos hábitos. Deposite sua energia em si mesmo. Faça coisas diferentes, todo dia faça algo de diferente que lhe dê prazer. Exemplo: se você é uma pessoa sedentária, desafie-se a caminhar. Comece com 10 minutos por dia.

Evite julgar e/ou reclamar
Entre em 2018 investindo em sua transformação. Esteja disposto a encarar os acontecimentos que lhe esperam com confiança e determinação. É importante ter em mente que as relações são reflexos de nós mesmos. Se você não gosta de algo em alguém, uma sugestão seria trabalhar esse sentimento. O que a gente reconhece no outro, seja sentimento bom ou ruim, é o que nós temos dentro de nós.

Enfrente seus medos
Comece um novo ciclo vibrando e sendo feliz. Quando você perceber algum pensamento como “Eu não vou conseguir…” substitua-o por “Eu posso e vou fazer, pois sou capaz de realizar grandes coisas”. Isso fortalece a sua autoestima e vai te preparando parar dar novos passos durante o ano.

Esteja com pessoas cheias de propósito e amor
Desfaça os laços e relações que não sintonizam com as suas intenções. Cuide de sua saúde física e mental. Este tipo de relação influencia positivamente e te ajuda a continuar focado nas tuas metas e sonhos.



SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES