Pastorinhas de Borba fazem apresentação no Largo de São Sebastião

De acordo com o produtor do evento, Otávio de Borba, o auto, que conta a história do nascimento de Jesus Cristo em uma opereta, será apresentado em uma versão reduzida, de 45 minutos, com cerca de 30 participantes

Da Redação / redacao@diarioam.com.br

Manaus – O grupo Pastorinhas de Borba, na versão formada por integrantes do Centro Estadual de Convivência do Idoso (CECI), da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), realiza a última encenação do Auto de Natal, nesta sexta-feira (12), a partir das 19h, no Largo de São Sebastião, Centro.

De acordo com o produtor do evento, Otávio de Borba, o auto, que conta a história do nascimento de Jesus Cristo em uma opereta, será apresentado em uma versão reduzida, de 45 minutos, com cerca de 30 participantes. A primeira apresentação aconteceu no dia 6 de dezembro, no CECI, e o grupo também se apresentou no Careiro da Várzea, no dia 28 de dezembro.

Segundo a coordenadora das Pastorinhas de Borba, Lucileide Ribeiro, em 2018, o objetivo é fazer com que o projeto volte ser apresentado no município de Borba (Elielson Maia/Divulgação)

“Queremos nos despedir com este evento no Largo e simbolizar a importância das ‘Pastorinhas’, que foi tão importante na história cultural do município de Borba e do Estado do Amazonas”, declara o produtor.

A ideia do evento, segundo Borba, surgiu de um projeto de resgate do folclore e da cultura borbense. Em 2017, algumas das melodias que eram tocadas na época de origem do evento foram apresentadas aos idosos do CECI, que reconheceram as músicas e se interessaram em realizar uma versão das “Pastorinhas” em Manaus, para o Natal.

“Eles, na juventude, brincaram muito e viveram a época das pastorinhas, que envolve todo um momento de comunhão e partilha. É como se eles fossem protagonistas da própria história ao realizar este evento”, comenta Otávio de Borba.

Segundo a coordenadora das Pastorinhas de Borba, Lucileide Ribeiro, em 2018, o objetivo é fazer com que o projeto volte ser apresentado no município de Borba. “Vamos buscar apoios da prefeitura e das secretarias envolvidas para poder realizar o evento com foco na juventude de Borba”.