Programação ‘redonda’ e comandada por ‘feras’

No ar desde a última segunda-feira (4), a Rádio Diário (95,7FM) conta com uma grade de programação variada e que mescla o jornalismo de credibilidade com hits de ontem, hoje e sempre

Bruno Mazieri / plus@diarioam.com.br

Manaus – Desde as primeiras horas da última segunda-feira (4), o Amazonas passou a contar com a Rádio Diário (95,7FM), mais um ‘braço’ da REDE DIÁRIO DE COMUNICAÇÃO (RDC). Muito além de levar entretenimento aos ouvintes do Estado, a emissora também conta com um perfil jornalístico pautado na verdade e na credibilidade. Mas, para que ela entrasse no ar de forma completa, foi necessária a criação de uma grade de programação que alcançasse os mais variados públicos.

Equipe que comanda a Rádio Diário (Foto: Maria Luiza Dacio/Divulgação)

“Toda a programação é resultado de um ‘brainstorm’. Reunimos equipe, locutores e até o marketing para lançarmos ideias que pudessem dar vida a esse produto. Tudo foi devidamente anotado, filtrado e chegamos a uma grade ‘redonda’. A vantagem de se ter ‘feras’ na equipe, facilitou muito esse processo de criação”, explica a radialista Milene Silva.

Ela comenta que uma das prioridades foi fazer com que “o ouvinte se sentisse bem, diariamente”. “Priorizamos a qualidade e a unidade na plástica da Rádio Diário e a informação constante, de forma que o ouvinte sinta prazer em estar sintonizado nos programas diários”, sintetiza a profissional, que acumula 27 anos de experiência no ramo.

Marcos Santos e Marcela Rosa entrevistaram o prefeito de Manaus, Arthur Neto, no programa de estreia (Foto: Maria Luiza Dacio/Divulgação)

No programa ‘Diário Retrô’, o ouvinte pode acompanhar um programa de flashback, no qual são tocados sucessos de todos os tempos. Já no carro-chefe da grade, o ‘Diário da Manhã’, as notícias mais importantes do dia são transmitidas pelos jornalistas Marcela Rosa e Marcos Santos. “Temos, também, o ‘Diário Sem Parar’, que é uma hora de música sem intervalo. Em seguida, é a vez do ‘Zap do Ouvinte’, no qual a população vai interagir com nossos apresentadores, via WhatsApp, pedindo e oferecendo músicas”, destaca.

A programação segue com o ‘Diário de Uma Paixão’, dedicado aos mais românticos e que tenham interesse em contar histórias marcantes. A #PlaylistDiário é uma sequência musical feita por e-mail ou WhatsApp, baseada no ‘gosto’ do ouvinte. ‘As Melhores do Dia’, ‘Resumo Diário’ — programa jornalístico — e o ‘Big Hits’ também são parte integrante da programação.

“Das 22h até as 5h, a programação é destinada, exclusivamente, a música nacional e internacional, pois sabemos da paixão do ouvinte em ouvir canções que marcaram e continuam marcando momentos. Quem tem nos acompanhado vai perceber que a Rádio Diário possui uma equipe talentosa, experiente e comprometida em fazer com que todos se sintam bem”, finaliza Milene.

O produtor Odias Monteiro destaca que a rádio possui uma proposta popular, mas com músicas segmentadas e bem escolhidas. “A nossa programação conta com uma plástica jovem, mas com um toque adulto no meio, norteada por um time de locutores experientes”.

Programação da Rádio Diário é diversificada (Foto: Maria Luiza Dacio/Divulgação)

Apresentadores

Responsável pela apresentação dos programas entre as 9h e 13h — ‘Diário Sem Parar’, ‘Zap do Ouvinte’ e ‘Diário de Uma Paixão —, o radialista Bob Lester afirma que a Rádio Diário consegue “dosar a informação que tem sua credibilidade, pois conta com o suporte da RDC, com música para todos os ouvidos”. “O que mais ouvia eram reclamações de ouvintes que questionavam o estilo ‘vitrolão’, sempre tocando as mesmas músicas. Nós vamos no sentido contrário e tocamos de tudo um pouco”, fala ele.

Lester destaca que o programa ‘Diário de Uma Paixão’ estreia a partir desta semana e vai contar com um clima mais… Romântico, por assim dizer. “Vamos ler histórias de amor, recadinhos, dar conselhos para quem sofreu uma desilusão amorosa e tudo mais. Na semana que passou, já demos um ‘gostinho’ disso e, a partir desta semana, será para valer”, adianta.

Uma das vozes mais famosas do Estado, a radialista Sky Rodrigues ‘assume’ a programação a partir das 13h e segue com ela até as 17h. “A Rádio Diário é um apanhado de vários estilos musicais, mas sem esquecer do jornalismo. Sempre com uma linguagem padronizada entre os locutores para criar uma identidade mais adulta, mas, ao mesmo tempo, mostrando a contemporaneidade”, completa.

A locutora apresenta os programas ‘#PlaylistDiário’, ‘Diário Sem Parar – Parte 2’ e ‘As Melhores do Dia’. “Neste último quadro, reunimos as 12 músicas mais solicitadas ao longo de todo o dia e fazemos um resumo. Repetindo: sempre contando com a informação. Ela tem que estar presente, pois, a todo momento, surgem fatos novos e que merecem destaque e ser de conhecimento do público que está em casa ou no trânsito”. O radialista Jackson Nascimento é o responsável pelo ‘Big Hits’.

Marcos Santos e Marcela Rosa comandam o Diário da Manhã (Foto: Maria Luiza Dacio/Divulgação)

‘Navegação’ por diversos formatos é a aposta da rádio para conquistar o público amazonense

A diretora de jornalismo da Rádio Diário e da TV Record News, Marcela Rosa, afirma que a grade de programação busca a interação e a convergência com todas as plataformas disponíveis na atualidade. “A ideia é que ela (rádio) seja um produto que navegue, transite por diversos formatos, sendo transmitida pelo Portal D24AM, pelo Facebook da REDE DIÁRIO DE COMUNICAÇÃO e, também, pela TV Diário Record News”, salienta.

Com 25 anos de carreira, ela acredita, ainda, que a rádio foi o veículo que mais conseguiu sair da crise de forma produtiva. “Ela saiu ganhando porque se renovou. Enquanto o impresso (jornal) e a TV sofrem de forma forte com a crise econômica, o rádio surge com um novo formato e de forma produtiva, buscando cada vez mais essa interação com quem está conectado em qualquer plataforma”.

Dividindo a bancada do ‘Diário da Manhã’ com Marcela Rosa, Marcos Santos ressalta que foi criado “um sistema de rádio misto e que está sendo proposto com muita música e, ao mesmo tempo, mantendo um link com os demais veículos da REDE DIÁRIO DE COMUNICAÇÃO”. “O trabalho de produção está entrando na fase de entrosamento, está cada vez mais afinada e a tendência é melhorar todos os dias”.

Programação da Rádio Diário de segunda a sexta

• 5h às 7h – Diário Retrô

•7h às 9h – Diário da Manhã

•10h às 11h – Zap do Ouvinte

•11h às 13h – Diário de Uma Paixão

•13h às 15h – #PlaylistDiário

•15h às 16h – Diário Sem Parar

•16h às 17h – As Melhores do Dia

•18h às 19h – Resumo Diário

•19h às 21h – Big Hits

•21h às 22h – A Voz do Brasil

•22h às 4h – Programação musical

Programação da Rádio Diário é diversificada (Foto: Maria Luiza Dacio/Divulgação)