Saiba quem são os candidatos já definidos para concorrer ao Governo nas eleições 2018

O prazo para a realização das convenções partidárias encerrou neste domingo. Os partidos têm até o dia 15 de agosto para registrar candidatura no TRE-AM

Stephane Simões e Álisson Castro / Redacao@diarioam.com.br

Manaus – Com o fim do prazo para as convenções, seis candidatos já se lançaram como opções ao Governo do Amazonas para as eleições 2018. Os partidos têm até o dia 15 de agosto para registrar candidatura no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).

Confira os candidatos que já estão confirmados:

Na convenção partidária, Omar anunciou o nome de Arthur Bisneto como vice na chapa para disputar o governo (Foto: Eraldo Lopes)

Omar Aziz (PSD)

O candidato mais recente a anunciar que vai disputar as eleições foi o senador Omar Aziz (PSD). Com duras críticas à insegurança que o Estado atravessa, ele oficializou, na noite deste sábado (4), a candidatura dele ao Governo do Amazonas, e anunciou como vice o deputado federal Arthur Bisneto (PSDB). A parceria com o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, foi apontada por Omar como uma das soluções para programas de melhorias em Manaus e no interior do Amazonas.

A coligação conta com o apoio de cinco partidos, Partido Trabalhista Cristão (PTC); Democratas; Patriota; Partido Republicano Brasileiro (PRB) e Partido Humanista da Solidariedade (PHS). Durante a convenção, o nome do veredor Plínio Valério (PSDB) foi lançado pela coligação como candidato ao cargo de senador.

David Almeida (PSB)

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE), deputado David Almeida, anunciou sua candidatura ao governo do Estado, durante convenção estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB), na última sexta-feira (3), no bairro Cidade de Deus, zona norte de Manaus. O vice da chapa será do Partido dos Trabalhadores (PT).

O nome do vice foi confirmado à REDE DIÁRIO DE COMUNICAÇÃO (RDC) na noite deste domingo, pelo deputado estadual José Ricardo (PT). O petista afirmou que o advogado Jorge Guimarães, atuante no Direito do Trabalho, será o vice do David Almeida. Convidado, Praciano (PT) recusou a candidatura a vice na chapa. Ele queria disputar para o cargo de senador. Por orientação da executiva nacional do partido, o PT estadual vai apoiar Vanessa Grazziotin para o Senado.

Na convenção do PSB, foram anunciados os nomes do vereador Chico Preto (PMN) e do ex-deputado federal Francisco Praciano (PT), como os candidatos de sua coligação que irão concorrer às duas vagas ao Senado Federal.

David Almeida foi oficializado como candidato ao Governo do Amazonas (Foto: Jimmy Geber)

Amazonino Mendes (PDT)

O governador Amazonino Mendes e a ex-deputada federal Rebecca Garcia (PP) irão compor a chapa governista que disputará e eleição deste ano no Amazonas. A indicação foi homologada, no domingo passado (29), pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), em convenção realizada em uma casa de eventos no zona oeste de Manaus.

Com a presença do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, a convenção partidária também homologou a candidatura ao senado do deputado federal Hissa Abrahão.

Amazonino Mendes e a ex-deputada federal Rebecca Garcia irão compor a chapa governista que disputará a eleição deste ano, no AM (Foto: Jimmy Geber)

Sidney Cabral (PSTU)

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) Amazonas indicou, no dia 28 do mês passado, o servidor público Sidney Cabral como candidato a governador. Como vice, o PSTU Amazonas indicou Maria Auxiliadora Oliveira de Castro, que é ativista do Movimento Mulheres em Luta e Luta Popular.

O PSTU também indicou o operário mecânico Evandro Oliveira para o cargo de deputado federal; e, para deputado estadual, o pedagogo Carlos Vandio Araújo, que trabalha como vigilante em um escola municipal em Beruri.

Sidney Cabral será candidato ao Governo do Amazonas pelo PSTU (Foto: Divulgação/PSTU)

Wilson Lima (PSC)

Após a Rede Sustentabilidade do Amazonas declarar apoio, o jornalista Wilson Lima se lançou candidato a governador pelo Partido Social Cristão (PSC), no dia 28 do mês passado. O candidato ao Senado pela Rede Luiz Castro e o representante do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), Carlos Almeida, como candidato a vice-governador também compõem a coligação batizada de ‘Transformação por um novo Amazonas’, na disputa.

O sindicalista Nindberg Barbosa, o Berg da UGT, ex-presidente do Sindicato dos Bancários, foi escolhido ontem como candidato a governador do Amazonas em convenção do PSOL, realizada ontem. A professora Ilzanete Campos será a vice. O partido lançará ainda dois candidatos ao Senado e chapas para deputado federal e estadual. Tudo puro sangue.

O jornalista Wilson Lima se lançou candidato a governador pelo Partido Social Cristão (Foto: Jimmy Geber)

Nindberg Barbosa (PSOL)

O sindicalista Nindberg Barbosa, o Berg da UGT, ex-presidente do Sindicato dos Bancários foi escolhido como candidato a governador em convenção do PSOL, realizada no dia 20 de junho. A professora Ilzanete Campos será a vice. O partido lançará ainda dois candidatos ao Senado e chapas para deputado federal e estadual. Tudo puro sangue.