Ministro lança programa ‘Internet para todos no Amazonas’

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab (PSD), lançou, em Manaus, o programa ‘Internet para Todos’, do governo federal, nesta quinta-feira (7), no Centro de Convenções Vasco Vasques, na Avenida Constantino Nery, zona Centro-Sul da cidade.

Asafe augusto/redacao@diarioam.com.br

De acordo com o Ministro, o programa que tem investimentos de R$ 2,8 bilhões é uma parceria entre o MCTIC e o Ministério da Defesa, e tem início previsto para janeiro de 2018. “O nosso objetivo é levar internet banda larga para escolas, hospitais e postos de saúde de 500 municípios do País”, disse.

O senador Omar Aziz (PSD), responsável pela vinda do ministro ao Estado, exaltou o programa e o trabalho apresentado por Kassab. “O Amazonas vai ter uma grande melhora através desse programa. O Estado vai mergulhar de vez na era digital, pois comunidades distantes serão alcançadas. Será uma internet melhor e com o custo muito mais baixo para a população”, disse.

Ministro Kassab lançou projeto em Manaus nesta quarta-feira (Foto: Breno Brandão)

Kassab afirmou que o País terá uma maior autonomia para operar o satélite de internet e fazer investimentos que, segundo ele, serão para o povo brasileiro. Ele disse, ainda, que 40 mil localidades já foram identificadas no Amazonas.

“As prefeituras cujo município não tem conectividade devem solicitar do Ministério, através do Governo do Estado, o pedido de adesão ao programa e eles devem disponibilizar um local seguro, além de garantir a isenção do ISS para a empresa que fizer a operação de internet no município”, explicou.

“O Estado vai mergulhar de vez na era digital, pois comunidades distantes serão alcançadas”, disse Omar (foto: Breno Brandão)

egundo o ministro, as prefeituras terão a internet a custo zero, no entanto, o usuário final terá um custo o que equivale, segundo ele, a metade do que se paga hoje por uma internet banda larga. “A coordenação será do Governo do Estado. O programa é territorial e vai alcançar a qualquer comunidade, inclusive, as indígenas. Como qualquer usuário do mundo, os usuários dessa internet pagarão uma taxa para usar os serviços. Será uma taxa diferenciada, mais baixa, paga à operadora.

O governador do Amazonino Mendes (PDT), afirmou que vai fazer uma integração entre os prefeitos para esclarecer melhor a usabilidade desses serviços de internet.

A conexão da internet, por meio deste programa, será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), lançado ao espaço em maio deste ano. Esse é o primeiro satélite geoestacionário brasileiro de uso civil e miliar. Conforme Kassab, a previsão é que esse satélite seja operacional por 18 anos.

Objetivo é levar internet banda larga para escolas, hospitais e postos de saúde de 500 (Foto: Breno Brandão)

Omar Aziz informou, durante o lançamento do programa nesta quinta-feira, em Manaus, que o Amazonas é o primeiro Estado do brasil a receber o ‘Internet para Todos’, que promete levar o serviço para os municípios do interior com a metade do preço cobrado, hoje, pelas operadores privadas, segundo informações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

O senador pelo Amazonas criticou a qualidade do serviço de internet oferecido hoje pelas operadores privadas na Amazônia, para quem falta ‘decência’, inclusive em algumas áreas de Manaus, a capital. Ele disse que o ‘Internet para Todos’ vai melhorar os serviços nas áreas de educação e saúde, citando como exemplo os programas estaduais de telemedicina e ensino à distância.

Dez na TV – ministro lança "Internet para Todos", em Manaus:

Ministro Gilberto Kassab lança, em Manaus, o programa "Internet para Todos":

Posted by TV Diário Record News Manaus – Rede Diário de Comunicação on Thursday, December 7, 2017



SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES