NA ALE, deputado pede que ações contra malária sejam intensificadas no interior do AM

O deputado Josué Neto (PSD) solicitou do Governo do Estado que ações contra a malária sejam intensificadas no interior do estado e disse que a situação 'é extremamente grave'

Da Redação / redacao@diarioam.com.br

Manaus- O deputado estadual Josué Neto (PSD) solicitou, nesta terça-feira (12), do Governo do Estado, que ações contra a malária sejam intensificadas no interior do Amazonas. O assunto também foi tratado na tribuna do Plenário da Assembleia Legislativa (Aleam), onde o deputado voltou a dizer que o problema “é extremamente grave”.

O assunto também foi tratado na tribuna do Plenário da Assembleia Legislativa (Aleam), onde o deputado voltou a dizer que o problema “é extremamente grave”. (Foto: Filipe Augusto/Aleam)

O parlamentar já havia falado sobre o assunto na última semana, quando informou que a malária já foi a causa da morte de sete pessoas em todo o Estado, e pelo menos 18 mil novos casos foram registrados só nos quatro primeiros meses deste ano, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Susam). Ele informou, nesta terça-feira, que só em São Gabriel da Cachoeira estão 25% dos casos de malária de todo o Estado.

“O que está acontecendo em São Gabriel da Cachoeira é extremamente grave. Porque 90% da população do município é formada por indígenas. O indígena além de ter uma língua diferente ele tem uma cultura diferente. O indígena quando está doente não sai da casa dele pra ir a uma UBS, por exemplo. São raríssimas. A gente conta nos dedos as aldeias que tem posto de saúde”, afirmou.

A Susam informou que já enviou uma equipe para São Gabriel da Cachoeira para fazer o treinamento do pessoal que atua pela Prefeitura do município, e que aumentou o aporte de recursos voltados para o combate a doença na capital e interior do Amazonas.