Arthur participa de aula inaugural do curso de Especialização em Saúde Pública, em Manaus

São 600 vagas para bolsistas integrados à rede pública de ensino. De acordo com o prefeito, o curso é fundamental para qualificar e humanizar essa linha de serviços na capital

Da redação / redacao@diarioam.com.br

Manaus – O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, participou, na tarde desta quarta-feira (5), da aula inaugural do Curso de Especialização em Saúde Pública, no auditório da Unidade Básica de Saúde (UBS) Nilton Lins. O objetivo do curso é melhorar a qualidade da rede de saúde pública na capital.

De acordo com o prefeito, o curso é fundamental para qualificar e humanizar essa linha de serviços em Manaus. “O curso dá oportunidade de especialização a servidores da casa, que nos ajudarão a melhorar a prestação de serviços básicos de saúde à população”, afirmou Arthur.

O prefeito afirmou que o curso é um marco para a saúde pública de Manaus pela importância de poder qualificar tanto os servidores do município quanto de outros órgãos.

“Estamos mostrando que nunca viraremos as costas para atender aqueles que mais precisam dos serviços básicos de saúde. Vamos seguir preparando pessoas que darão o melhor que elas têm, oferecendo serviços com cada vez mais qualidade à população de Manaus”, assegurou o prefeito.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, explicou que este é o primeiro projeto temático da Esap, inaugurada em julho pelo prefeito Arthur Virgílio Neto. “A Escola é essencial para a promoção, a médio e longo prazo, da qualificação de profissionais que assegurem por meio de projetos inovadores e gestão democrática, a melhoria na qualidade dos serviços disponibilizados aos usuários na rede de saúde pública no município de Manaus”, justificou.

Magaldi ressaltou, ainda, que o ano de 2018 foi marcado pelo lançamento do primeiro programa da Escola de Saúde Pública, o Programa Mais Saúde Manaus (Promais), com o objetivo de contribuir com a formação e qualificação profissional, visando a integração ensino-serviço-comunidade a partir das necessidades sociais e do Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante a aula inaugural foram apresentados o curso, seus objetivos, formas de avaliação e metodologia, gestores locais, tutores, preceptores e especializandos.

O curso é ofertado pelo Programa Mais Saúde Manaus (Promais) e desenvolvido em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

O curso

Neste primeiro curso, foram contemplados 68 bolsistas. A Esap tem capacidade para atender 600 bolsistas e no momento está elaborando o processo de seleção para as 12 vagas do curso de residência médica em atendimento de família e comunidade.

A Especialização em Saúde Pública, com Ênfase na Estratégia Saúde da Família, é o primeiro projeto ofertado pelo Promais, desenvolvido em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

O curso dispõe de plano de ensino em formação em serviço em processo de melhoria contínua, exigindo o envolvimento de profissionais da academia e especialistas do serviço, possibilitando maior integração entre a gestão, ensino, serviço e comunidade.