Campanha abrange 16 tipos de vacina para crianças e adolescentes até 14 anos

Objetivo da campanha até o dia 22 é atualizar a situação de quem está com atraso em esquemas vacinais. De acordo com a Prefeitura, 182 salas estão sendo disponibilizadas para a vacinação

Da Redação/redacao@diarioam.com.br

 

Manaus – A abertura oficial de Campanha Nacional de Multivacinação reuniu crianças e adolescentes, na manhã de ontem, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Theodomiro Garrido, no bairro Colônia Oliveira Machado, zona sul de Manaus. De acordo com a Prefeitura de Manaus, este é o público-alvo esperado nas 182 salas de vacinação mantidas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), até o próximo dia 22.

Campanha é para pessoas com até 14 anos, 11 meses e 29 dias. Foto: José Nildo/Semsa Divulgação

O objetivo da Campanha é, segundo a Prefeitura, atualizar a situação de quem está com atraso em esquemas vacinais, na faixa etária até 14 anos, 11 meses e 29 dias. Além de contar com as UBSs que funcionam até ss 21h, pais ou responsáveis poderão utilizar os serviços neste sábado (16), das 8h às 12h. Esta foi a data escolhida pelo Ministério da Saúde como ‘Dia D’ de mobilização nacional.

Durante a abertura, o secretário da Semsa, Marcelo Magaldi, destacou que a melhor forma de evitar doenças é a prevenção. “Nesta campanha estão disponíveis 16 vacinas, que previnem contra 17 doenças. Entre essas está o câncer do colo do útero, cujas doses devem ser tomadas entre 9 e 14 anos de idade”, explicou Magaldi, enfatizando que três mil servidores da Semsa estarão envolvidos no Dia D.

Ainda segundo o secretário, com a evolução do Calendário Nacional de Vacinação nos últimos anos, muitas vacinas necessitam ter doses de reforço ou passaram a ser incluídas no Calendário dos adolescentes, como é o caso da vacina HPV e Meningocócica C, lembrou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

A chefe da divisão de imunização da Semsa, Izabel Hernandez, reforçou, ainda, que não há uma meta a ser cumprida com a campanha. “Nos últimos anos, com a realização dessa estratégia que faz parte do Programa Nacional de Imuninização, é perceptível a melhoria na cobertura vacinal. Isto representa o controle, eliminação ou erradicação de doenças imunopreveníveis em Manaus”, afirmou a chefe.

As 182 salas de vacinação da Semsa estão localizadas dentro de UBSs em todas as zonas da cidade. Os endereços estão no site da secretaria: http://semsa.manaus.am.gov.br/vacinacao/.



SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES