Vacina contra HPV passa a atender meninos entre 11 a 14 anos

Ministério da Saúde ampliou a faixa etária para os meninos, que antes era apenas de 12 e 13 anos. Para as meninas, a faixa etária continua sendo dos 9 aos 14 anos

Com informações da assessoria / redacao@diarioam.com.br

Vacina é disponibilizada desde janeiro deste ano (Foto: EBC)
Vacina é disponibilizada desde janeiro deste ano (Foto: EBC)

Manaus – A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) informou, por meio de nota, que o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária para meninos serem vacinados contra o HPV, incluindo os garotos que tiverem idades entre 11 a 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). A vacina foi disponibilizada, desde janeiro deste ano, para meninos de 12 e 13 anos. Para as meninas, não há mudanças e a vacina continua sendo distribuída, desde 2014, para a faixa etária dos 9 aos 14 anos.

De acordo com a coordenadora estadual de imunização da FVS, Izabel Nascimento, a vacinação contra HPV é aplicada em duas doses, com um espaço de seis meses entre elas. “Todas as unidades de saúde da capital e do interior estão com as vacinas abastecidas para atender a demanda do público alvo”, diz.

Vacinação na rotina

O Amazonas foi o primeiro estado do país a disponibilizar a vacina contra o HPV em 2013 para meninas de 11 a 13 anos. O Ministério da Saúde passou a disponibilizar em 2014 a vacinação para meninas de 12 a 14 anos e em 2017 o órgão ampliou a vacinação para meninos de 11 a 14 anos.