App que organiza mala de viagem será apresentado na Expotec 2018

Tecnologia criada por alunos de curso técnico promete facilitar arrumação da bagagem. Simulador de Consumo Elétrico e Tanque Inteligente também são destaques do evento

Com informações da assessoria / redacao@diarioam.com.br

Manaus – Um aplicativo para organizar mala de viagem e um tanque inteligente que evita o desperdício de água. Essas e outras tecnologias serão apresentadas durante a Exposição Tecnológica dos Cursos Técnicos (Expotec 2018). O evento ocorrerá no dia 11 de outubro, a partir das 13h, no Centro de Informática (CI) do Senac AM, localizado na Avenida Darcy Vargas, nº 288, bairro Chapada, zona centro-sul. A visitação é gratuita e aberta ao público.

Travel List: A ideia é que o usuário, apenas com um click, selecione o que vai levar e trazer da viagem. (Foto: Divulgação)

A exposição contará com mais de 10 projetos desenvolvidos por alunos dos cursos Técnicos em Informática. De acordo com a organização, os temas abordados pelos estudantes estão alinhados com as tendências de mercados e abordam os seguintes eixos: Desenvolvimento de aplicativos, Internet das Coisas (IoT) e Redes e Telecomunicações.

Segundo o gerente do CI do Senac AM, Nailson Andrade, nos projetos integradores os alunos aplicaram as competências desenvolvidas ao longo do curso nas subáreas de processos digitais residenciais, comerciais e industriais, utilizando conhecimentos de manutenção e suporte, redes de computadores e desenvolvimento de software nas plataformas mobile, web e desktop.

Conforme o professor, os temas abordados estão em constante evidência e a exposição pode ser um ‘start’ para o começo de uma carreira. “A mostra é aberta ao público em geral, mas o foco é o público jovem que ainda não decidiu o que cursar na faculdade ou que está pensando em fazer curso técnico. Nosso intuito é apresentar uma opção que garante a empregabilidade e o desenvolvimento desse jovem, já nos preparando para a indústria 4.0, por exemplo”, disse.

Travel List

O projeto foi desenvolvido pelos alunos Ana Camille, Charlles Ramos e Jaciara Silva, sob orientação do professor Achnaton Rebelo. O App tem como objetivo organizar a mala para viagem de forma fácil. A ideia é que o usuário, apenas com um click, selecione o que vai levar e trazer da viagem. O Travel List conta com seis categorias e auxilia o viajante a evitar o esquecimento de objetos importantes e não ultrapassar o limite de peso.

Além do app Travel List, outros projetos serão apresentados na Expotec 2018. Os destaques são: Plataforma de comunicação empresarial ‘Stark’; Simulador de Consumo Elétrico; Tanque Inteligente; Semáforo Inteligente; Casa Inteligente; Planejamento, Instalação e Configuração do serviço DHCP; Load Balance.