Famílias atingidas pela cheia do Rio Negro começam a receber benefício auxílio-aluguel

O valor do benefício é de RS 600, dividido em duas vezes. A segunda parte de atendimento às famílias, ocorrerá nesta quarta-feira (19)

Manaus – As famílias de nove bairros atingidos pela cheia do Rio Negro, em Manaus, começaram a receber as guias de liberação do pagamento da primeira parcela do benefício auxílio-aluguel da Prefeitura de Manaus. O atendimento teve início nesta terça-feira (18), na sede da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), localizada à Avenida Ayrão, esquina com a Rua Ferreira Pena, Centro, na zona sul da capital.

O atendimento teve início nesta terça-feira (18) (Foto: Altemar Alcantara/Semcom)

A liberação é coordenada pela Semasc, em parceria com a Defesa Civil do Município. Neste primeiro dia, estavam foram aguardadas 790 famílias dos bairros Aparecida, Betânia, Comunidade do Céu, Colônia Antônio Aleixo, Compensa, São Geraldo, Tarumã, Santo Antônio e São Jorge.“Sabemos a realidade difícil que elas passam nesse período do ano. Estamos nos preparando, desde o mês de abril, para garantir ações que minimizem os impactos da cheia 2019”, destacou a secretária da Semasc, Conceição Sampaio.

O valor do benefício é de RS 600, dividido em duas vezes. A guia que está sendo retirada pelas famílias valerá para receber também a segunda parte do pagamento no valor de RS 300, liberado 30 dias após a primeira parcela.

O valor do benefício é de RS 600, dividido em duas vezes (Foto: Altemar Alcantara/Semcom)

Para a dona de casa Adriana Santos, 31, moradora do bairro Betânia, o benefício irá contribuir para que ela e sua filha saiam da área alagada. “Esse benefício vai ajudar muito para pagar um aluguel e ficar tranquila até as águas baixarem”, relatou.

O auxílio-aluguel beneficiará 1.892 famílias, dos bairros da capital que receberam a visita dos técnicos da Defesa Civil e Semasc, para identificação prévia das famílias das áreas propícias à alagação.

Para a dona de casa Lindomar Oliveira, 62 anos, moradora do bairro São Jorge, a ajuda da Prefeitura de Manaus é muito bem-vinda. “Esse dinheiro ajuda muito para eu não perder os meus móveis”, declarou.

Calendário

A segunda parte de atendimento às famílias, ocorrerá nesta quarta-feira (19). Os cadastrados dos bairros Puraquequara, Presidente Vargas, Mauazinho, Raiz e Educandos receberão a guia de liberação do pagamento, e devem comparecer na sede da Semasc, portando o documento oficial com foto (RG, CNH, passaporte, carteira de trabalho) e CPF.