Ação autua 11 bandas e blocos de rua durante o Carnaval em Manaus

O objetivo das ações foi fiscalizar o cumprimento do Decreto Governamental de Carnaval e Grandes Eventos

Manaus – A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), realizou entre os dias 3 e 18 de fevereiro, 62 Centrais Integradas de Fiscalização (CIF), com apoio de órgãos estaduais e municipais. Durante as fiscalizações, 11 locais foram autuados por diversas irregularidades, 50 estavam sem alteração e 73 veículos receberam infração por meio do Instituto de Mobilidade Urbana (IMMU).

O objetivo das ações foi fiscalizar o cumprimento do Decreto Governamental de Carnaval e Grandes Eventos.

Entre as irregularidades encontradas estavam ausência do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), obstrução de vias com mesas e cadeiras, ausência de Licença Sanitária, ausência de Licença Municipal de Operação, ausência de autorização para eventos em via pública, unidades de ligações clandestinas, ausência de licença ambiental para uso de equipamento sonoro e ausência de autorização para realizar evento.

No fim de semana, a CIF realizou a última atuação no Carnaval 2024. No sábado (17), a banda Bloco Norte Folia, no bairro Nossa Senhora das Graças, foi autuada pelos agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), por ausência de autorização para evento em logradouro público. Além disso, servidores da Amazonas Energia retiraram a ligação irregular que foi realizada no bloco.

Conscientização

Ainda no fim de semana, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realizou abordagens e distribuição de bandeirolas e adesivos do “Disk 100”, que é o contato de denúncias para violações de direitos humanos. Na ação, foram abordadas 57 crianças sem documentos e acompanhados dos responsáveis e 23 adolescentes sem responsáveis e sem a Carteira de Identidade Nacional (CIN).