Ação faz vistoria em instituições de longa permanência para idosos em Manaus

A Campanha ”Junho Violeta” é dedicada à conscientização do combate a violência contra a pessoa idosa

Manaus – Em referência ao “Dia D” da Operação Virtude que acontece em alusão a Campanha ”Junho Violeta”, marcada pelo Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa em várias cidades do Brasil, foi realizada uma vistoria em duas instituições de longa permanência para a pessoa idosa em Manaus.

A delegada titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI), Andrea Nascimento, destacou que o mês de junho é dedicado à conscientização do combate a violência contra a pessoa idosa e que o mês reforça a importância de ações de cuidado e proteção para essas pessoas.

“Hoje é o dia D da Operação Virtude, operação coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e, aqui no Amazonas a DECCI já se encontra em ação, a fim de apurar as denúncias e, se procedentes, instaurar os procedimentos criminais cabíveis e, ainda, realizando juntamente, com parte da rede de proteção, visitas técnicas nas instituições de longa permanência a fim de verificar se os direitos das pessoas idosas nessas instituições estão sendo devidamente cumpridos”, frisou a delegada.

Os servidores da Central Integrada de Fiscalização (CIF) realizaram uma visita na Fundação Dr. Thomas, localizada no bairro Nossa Senhora das Graças e no Terça da Serra Manaus, no bairro Adrianópolis, onde foi verificada a situação dos idosos, além da estrutura do prédio.

A secretária Executiva Adjunta da Pessoa Idosa, da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Franciane Alves, explicou que, até o fim da operação serão realizadas ações de orientação e visitas para garantir o bem estar da população idosa.

“E dando continuidade na Operação Virtude, a Sejusc se faz presente nessa ação dos locais de longa permanência, onde faz o acolhimento das pessoas idosas. Essa fiscalização é mais como forma de orientação e a Sejusc é a coordenadora da política estadual da pessoa idosa, e está aqui para orientar da melhor forma para que esses idosos sejam atendidos e que sejam garantidos os direitos deles”, ressaltou.

O Promotor de Justiça, Mirtil Fernandes do Vale, do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), destacou o trabalho do órgão durante a operação Virtude. “O MPAM, dentro da operação, tem um grande papel de fiscalizar as instituições de longa permanência, tais como o Dr. Thomas, para ver como está sendo prestado esse serviço às idosas institucionalizadas. Estamos verificando também a questão da segurança dessas pessoas que estão aqui, assim como também a qualidade da alimentação que é servida a eles”, pontuou o promotor.

Operação Virtude

 A Operação Virtude é uma operação nacional integrada, de combate aos crimes contra a pessoa idosa com ações de: prevenção, repressão aos crimes, conscientização e atendimento às vítimas, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Integração

Participaram desta CIF, servidores da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança (Seagi) da SSP-AM, Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Polícia Militar (PMAM), Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM), Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), Visa Manaus e o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).

Denúncias

As denúncias de crimes contra a pessoa idosa podem ser feitas por meio do Disque 100, disque 181, na sede da DECCI. Além disso, Boletins de Ocorrência (BO’s) podem ser registrados em qualquer unidade da Polícia Civil, seja em Manaus ou nas delegacias dos demais 61 municípios do Amazonas.

Anúncio