Aeroporto de Manaus é destaque no controle migratório, segundo ministério

Quatro aeroportos conquistaram as melhores notas de desempenho no serviço prestado

Brasília – O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes tem o melhor controle migratório na opinião dos passageiros, informou, nesta quarta-feira (4), o Ministério da Infraestrutura. O reconhecimento integra a edição 2020 do Prêmio Aeroportos + Brasil que elegeu como melhores, os terminais de Brasília, Campinas, Curitiba e Vitória.

Escolhidos foram definidos pela Pesquisa de Satisfação do Passageiro (Foto: Arquivo/Agência Brasil)

Os escolhidos foram definidos a partir da Pesquisa de Satisfação do Passageiro em 2019. Foram entrevistados, durante todo o ano, 94.549 mil pessoas. A pesquisa avaliou três categorias: até 5 milhões de passageiros ano, de 5 a 15 milhões e acima de 15 milhões.

O Prêmio Aeroportos + Brasil também avaliou o desempenho das companhias aéreas brasileiras que trafegam no País. A Azul Linhas Aéreas foi a favorita em duas categorias pelo segundo ano consecutivo. A empresa recebeu a melhor nota em relação ao check-in e restituição de bagagem.

Para o ministro Tarcísio de Freitas, a melhoria dos serviços aos usuários é perceptível nos aeroportos brasileiros. “Estamos indo na direção correta quando a gente resolver encarar questões regulatórias, simplificar regulação. Significa que nós temos um Brasil que está em transformação e uma infraestrutura que está em transformação”, disse.

O ministro ressaltou ainda que deverão ser realizadas 22 concessões aeroportuárias até o final do ano. Ele explica a importância da ação para o crescimento e desenvolvimento dos aeroportos brasileiros. “A gente percebe o acerto do programa de concessões, que mexeu também com a Infraero, que melhorou sua gestão e concorre hoje de igual para igual com aeroportos concedidos”, disse.

O secretário Nacional de Aviação Civil (SAC), Ronei Saggioro Glanzmann, ressaltou que os aeroportos brasileiros estão preparados no quesito infraestrutura.