Manaus – Após o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) acatar ação da Prefeitura de Manaus para que a conta de água não fosse reajustada pela concessionária Águas de Manaus, o prefeito David Almeida comemorou a decisão durante entrevista ao programa DIÁRIO DA MANHÃ, DA RÁDIO DIÁRIO 95.7 FM, na manhã desta quarta-feira (1º).
“Na primeira instância nós não obtivemos o sucesso na empreitada, porém recorremos, através de um agravo do Tribunal, e ontem (segunda, 31) o desembargador Elci (Simões) acatou o pedido da prefeitura, suspendendo esse aumento da conta de água da população de Manaus da ordem de aproximadamente 24%. Então está cancelado o aumento da concessionária de água de Manaus”, disse o prefeito.
Em sua participação no programa apresentado pelo jornalista Patrick Motta, o prefeito disse que vai cobrar o cumprimento de todas as cláusulas do contrato da Águas de Manaus com a prefeitura. “Eu vou fazer valer, cumprir todas as cláusulas do contrato com relação aos investimentos, as metas, antecipação de metas, ampliação da rede da empresa que era estatal, que foi vendida a preço módico, preço de banana”, garantiu o prefeito, acrescentando que atualmente a empresa fatura quase R$ 1,5 bilhão em Manaus, o que não justifica a concessionária propor reajuste da conta de água.

Almeida disse que vai cobrar o cumprimento de todas as cláusulas do contrato da Águas de Manaus com a prefeitura (Foto: Divulgação)
Auditoria
O chefe do Executivo municipal também anunciou que a Prefeitura de Manaus vai contratar uma empresa de auditoria para avaliar o cumprimento de metas do contrato de concessão da Águas de Manaus, referente ao ano de 2020, e que ainda não foram validadas.
“Nós estamos contratando uma auditoria, em que nós vamos fazer exatamente isso: buscar ponto a ponto, item a item, esse contrato para que ele seja verdadeiramente cumprido e que aquilo que foi acordado, assinado, pactuado seja cumprido para a população da cidade de Manaus. (…) Essa vitória, mesmo que momentânea, ainda precisa de uma decisão final do Tribunal para ser comemorada no dia de hoje”, explicou David Almeida.
Transporte público
O prefeito de Manaus disse, ainda, que as empresas do transporte público também foram cobradas para que melhorem o serviço prestado na cidade. “Ontem (segunda, 31) eu também reuni com os empresários que prestam serviço de transporte (o transporte público é uma concessão) e cobrei os investimentos. Eles têm um contrato que também foi prorrogado, porém não foi publicado e eu vou fazer com que eles cumpram o que eles assinaram. Eu deixei isso bem claro”, garantiu o prefeito. “Eu quero mais investimentos (..) a prefeitura está praticamente subsidiando quase a metade do transporte coletivo (…) e eu acredito que novos investimentos virão também no transporte coletivo”, anunciou David Almeida.
Aos ouvintes da RÁDIO DIÁRIO 95,7 e internautas do portal D24AM.COM, o prefeito de Manaus garantiu: “Hoje existe efetivamente a fiscalização dos contratos de concessão aqui na cidade de Manaus.
O programa DIÁRIO DA MANHÃ, do GRUPO DIÁRIO DE COMUNICAÇÃO (GDC) é veiculado de segunda à sexta-feira, das 7h às 9h, com a primeira hora da programação transmitida pela TV RECORD NEWS MANAUS, canal 27.1.
TV ABERTA CANAL 27.1TV NET CANAL 78
Posted by D24am on Wednesday, September 1, 2021