Alunos dos colégios da PM são destaque estadual, nacional e internacional

Com metodologia que alia disciplina militar e foco no estudo, com a participação dos pais e responsáveis, os alunos dos colégios da Polícia Militar se destacam em eventos internacionais

Manaus – “Educação, Honra e Disciplina”. Esse é o lema dos Colégios Militares da Polícia Militar do Amazonas (CMPM), focados em fornecer Ensino de qualidade. Em 25 anos, a instituição se expandiu e está presente em diferentes zonas da capital amazonense, apresentando resultados significativos que vão desde o alto índice de aprovados em diversas universidades a alunos medalhistas, reconhecidos nacional e internacionalmente.

A disciplina militar focada no estudo teve frutos positivos no ano de 2018 e 2019 com os mais de 280 alunos aprovados nos vestibulares das universidades públicas, alcançadas por alunos dos oito colégios militares. Muitos foram aprovados em posições de destaque em cursos das Universidades Federal do Amazonas (Ufam) e Estadual (UEA), como Medicina, Direito, Odontologia, Ciências Contábeis, Arquitetura e Urbanismo.

Alunos se destacam na aprovação em universidades e Olimpíadas de Matemática, Astronomia e Geografia (Foto: Divulgação/PMAM)

Outras grandes conquistas foram as Olimpíadas Brasileiras de Geografia (OBG) 2019, em que a escola CMPM 2 conquistou três medalhas de ouro, três medalhas de prata, e três medalhas de bronze. Nas Olimpíadas brasileiras de Astronomia (OBA), o CMPM 2 conquistou duas medalhas de ouro, cinco medalhas de prata e seis medalhas de bronze.

De acordo com o Núcleo de Diretoria de Ensino e Gestão Escolar, nas Olimpíadas brasileiras de Astronomia e Astronáutica, o CMPM 3 conquistou seis medalhas de ouro e duas medalhas de bronze. Sendo que na mesma olimpíada, o CMPM 4 conquistou duas medalhas de ouro, uma de prata e sete de bronze.

Ainda neste ano, os alunos militares estiveram na Asia International Mathematical Olympiad (AIMO) em Taiwan, conquistando quatro medalhas de bronze e uma honra ao mérito. Na Etapa Nacional, receberam uma medalha de ouro, duas medalhas de prata e uma medalha de bronze.

Na Olímpiada Canguru de Matemática, conquistaram duas medalhas de ouro, cinco medalhas de prata, doze medalhas de bronze e 14 honras ao mérito. Além de serem selecionados para a segunda fase das Olimpíadas Amazonense de Química (OAQ) 2019, e para as Olimpíadas Brasileiras de Astronomia, sendo convidados para a fase internacional.

Nas Olimpíadas Internacionais de Matemática Sem Fronteira, foram conquistadas uma medalha de prata, duas de bronze e cinco menções honrosas. Alunos do CMPM V conquistaram dez medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2019 e dois já estão pré-selecionados para a Olimpíada Internacional em 2020.

A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), entre alunos de todos os anos do Ensino Fundamental e Médio em todo território nacional. Ela tem por objetivo fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica, ciências afins e promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.

Oito alunos dos Colégios Militar da Polícia Militar 3 e 5 (CMPM 3/CMPM 5) foram premiados na Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras (OIMSF). Atualmente, o CMPM 1, está participando da 2ª fase das Olimpíadas de Matemática, que serão realizadas no dia 28 de setembro.

Anúncio