AM amplia horário de funcionamento dos supermercados, shoppings e academias

O novo decreto é válido por 15 dias e começa a valer a partir da próxima segunda-feira (19)

Manaus – Um novo decreto de restrição de circulação de pessoas no estado do Amazonas foi divulgado nesta sexta-feira (16). Os horários de abertura de mercados, lojas em geral, shoppings centers e academias, vão sem ampliados. A restrição de circulação continua de 00h às 06h. O decreto é válido por 15 dias e começa a valer a partir da próxima segunda-feira (19).

As lojas em geral poderão funcionar das 8h às 19h, de segunda-feira a sábado (Foto: Pablo Trindade/ Arquivo /GDC)

O anúncio foi feito por meio das redes socais do Governo do Amazonas no início da tarde desta sexta-feira. Além de manter a restrição de circulação entre a 0h e as 6h, haverá alteração no horário de funcionamento dos supermercados, comércio de rua, shoppings e academias.

Os supermercados passam a funcionar das 6h às 22h, com 50% da capacidade do estabelecimento, recomendado que apenas um membro por família possa ir ao locais, para evitar aglomerações; os shoppings podem funcionar das 10h às 22h, de segunda-feira a sábado; aos domingos, podem ficar abertos das 11h às 17h. também com ocupação limitada a 50%, no interior dos centros comerciais e 70%, nos estacionamentos.

As lojas em geral poderão funcionar das 8h às 19h, de segunda-feira a sábado. Aos domingos, devem permanecer fechadas.

Também foi autorizado a visitação de atrativos turísticos, desde que seja autorizada a entrada pelos gestores. As visitas de barco, os visitantes não podem descer das embarcações.

Posto de combustíveis podem funcionar de 6h às 22h; Lan houses, para serviços, passam a funcionar de 8h às 17h, com 50% de ocupação.

Cursos técnicos podem funcionar de 8h às 17 com 50% de ocupação nas salas. Nas academias, as aulas coletivas continuam proibidas.

O funcionamento para aulas individuais vai ser ampliado e poderá funcionar de segunda à sábado, das 6h às 21h, com ocupação máxima de 50% da capacidade.

A prática de esporte coletivo ao ar livre e o kart profissional sem público também está permitida.

Sobre a Praça do Caranguejo, no Conjunto Eldorado, bairro Parque 10 de Novembro, zona centro-sul, o os trabalhadores informais da área de alimentação vão poder exercer suas atividades sem causar aglomerações.

Já os donos de bares e restaurantes entregaram um plano para retomar as atividades com segurança e o pedido está sendo analisado pelas autoridades locais.