AM programa 10 mil audiências para Semana de Conciliação

Em Manaus, a abertura da Semana de Conciliação acontecerá às 8h desta segunda-feira (27)

Manaus – O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) informou que, em todo Estado, mais de 10 mil audiências estão pautadas nas 96 unidades judiciárias que se cadastraram no Sistema de Cadastro Estatístico (Sicae) para a 12ª Semana Nacional da Conciliação (SNC2017), que acontece de 27 de novembro a 1° de dezembro. Na capital, a abertura da semana acontecerá às 8h desta segunda-feira (27), simultaneamente, em todos os quatro Fóruns.

Objetivo da conciliação é encontrar uma solução que amenize o ‘sofrimento’ do jurisdicionado (Foto: Gil Ferreira/Agencia CNJ)

De acordo com o TJAM, na capital, 45 unidades judiciárias, incluindo Juizados Especiais Cíveis e Criminais, Varas Cíveis, Criminais, de Família e de Fazenda Pública, Núcleo de Família, Polo Avançado do Núcleo de Família e Centro Judiciário de Solução de Conflitos vão participar da SNC. No interior do Estado, um total de 51 unidades judiciárias participarão do período de esforço concentrado para as atividades de conciliação.

“A Semana Nacional da Conciliação é uma atividade tradicional, sendo um evento realizado com grande êxito no nosso Estado. Todos sabemos que a conciliação é o melhor caminho para a paz social”, explica o corregedor-geral de Justiça, desembargador Aristóteles Thury. Segundo ele, “a conciliação é uma cultura que vem se estabelecendo ao longo do trabalho dos tribunais com o apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Corregedoria tem esse escopo também, não somente corrigir, mas encontrar soluções que apoiem a atividade fim e uma maneira de amenizar o sofrimento do jurisdicionado”.

Pautas

Durante o evento, vários tipos de conflitos podem ter uma solução por meio de acordo, como pensão alimentícia, guarda dos filhos, divórcio; partilha de bens; acidentes de trânsito; dívidas em bancos; danos morais; questões de vizinhança, questões de consumo, entre outros. Para o período da Semana Nacional de Conciliação 2017 a pauta já está fechada, mas caso a pessoa que tem processo decida conciliar é preciso buscar no tribunal onde o processo foi instaurado, o núcleo ou o centro de conciliação para comunicar que deseja fazer um acordo. O tribunal ou a Vara responsável fará um agendamento para tratar do processo.

Anúncio