Manaus – A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) informou 89 novos casos de Covid-19 no Estado, nesta quinta-feira (1º).

(Foto: Maurício Neto /FVS-RCP)
No total, a situação epidemiológica é de 623.719 casos da doença, e 1 óbito encerrado por critérios clínicos, de imagem, clínico-epidemiológico ou laboratorial por com o total de 14.397 mortes pela doença.
Dados parciais do Programa Nacional de Imunização (PNI) apontam que 8.465.139 doses foram aplicadas em todo o estado até esta quinta-feira (1º), sendo 3.341.571 de primeira dose, 2.819.703 de segunda dose, 74.508 com dose única, 1.637.002 de 1ª dose de reforço e 592.355 de 2ª dose de reforço.
Todas as informações são atualizadas diariamente e estão disponíveis no site da FVS-RCP.
Novidades
Neste informe epidemiológico, a FVS-RCP passa a adotar o nome recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a doença “varíola dos macacos”, denominada agora como Mpox. Além disso, há a inclusão de um novo indicador, que é o de casos prováveis.
Conforme o Ministério da Saúde (MS), casos prováveis são pacientes que não realizaram exames laboratoriais para Mpox, mas atendem a definição de vínculo epidemiológico.