Amazonas já imunizou 115 mil idosos contra a influenza

A população de idosos total no Estado é de 216.699

Manaus – A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza já imunizou mais de 115 mil idosos contra a gripe no Amazonas, segundo dados divulgados pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), nesta quinta-feira (2). As doses aplicadas correspondem a 49,13% do total de maiores de 60 anos no Estado a quem está destinada essa primeira fase da campanha.

A vacinação foi antecipada em todo o país, devido à evolução do novo coronavírus (SARS-CoV-2), causador de Covid-19. A população de idosos total no Estado é de 216.699.

(Foto: Arquivo/ABr)

Entre os municípios com maior quantidade de doses aplicadas estão Manaus (72.262), Itacoatiara (4.276), Coari (3.504), Careiro da Várzea (1.603) e Autazes (1.289). A campanha está em andamento em todas as cidades do interior do Estado desde o dia 23 de março de 2020 e segue até 22 de maio de 2020.

A diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, reforça a adesão desse grupo prioritário. “Cada secretaria municipal de Saúde está realizando estratégias para intensificar a vacinação aos idosos, mas é essencial ter a adesão à campanha”, alertou.

De acordo com a coordenadora estadual do Programa Estadual de Imunização da FVS, Izabel Nascimento, os profissionais de saúde estão em campo realizando a campanha, e aproximadamente 27% dos municípios do Amazonas ainda não cadastraram as informações sobre cobertura vacinal dessa primeira etapa de campanha contra a influenza. “Os dados são parciais, e sendo atualizados pelos municípios na medida do possível, em frente ao esforço coletivo em vacinar os idosos o mais precocemente”, informou.

Mas Izabel salienta a importância que os municípios repassem as informações para o Estado para que seja possível avaliar de forma mais precisa o cenário de vacinação no interior do Estado.

“Sabemos de todos os transtornos que há para que cheguem essas vacinas até os nossos municípios, mas precisamos vacinar, principalmente, a nossa população idosa que precisa e deve ser imunizada”, afirmou a coordenadora estadual do Izabel.

Lotes

O Estado do Amazonas recebeu, na sexta-feira (27), um novo lote com 95.660 doses de vacina para influenza. As doses serão destinadas para a imunização dos profissionais de saúde, que compõe, junto com os idosos, o grupo prioritário da primeira fase da campanha de vacinação.

A distribuição das doses já foi iniciada, e, até esta quarta-feira (1º), secretarias de Saúde de 29 municípios já tinham recolhido os lotes. O Estado vai receber, nos próximos dias, um novo lote de vacinas para a segunda fase da campanha, que inicia no dia 16 de abril e vai atender professores das escolas públicas e privadas e profissionais das forças de segurança e salvamento.

Anúncio