Após demora e muita procura, novo Centro de Testagem vai operar nesta quarta

A unidade é montada no Centro de Convenções Vasco Vasques

Manaus – A aglomeração e a demora no Centro de Testagem contra a Covid-19 permaneceu nos últimos dias, inclusive nos postos de saúde. Longas filas foram registradas e, após os testes apontarem positivo, os pacientes são encaminhados para tomarem os medicamentos. Com o aumento da procura e para conter as longas filas, um novo Centro de Testagem contra a Covid-19 foi anunciado para começar a funcionar nesta quarta-feira (19) no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques (CCAVV).

Serão montados 20 pontos de coleta do teste, sendo 10 estações em cada etapa do centro de convenções, com funcionamento das 9h às 19h

O novo Centro de Testagem terá capacidade de atendimento similar à do Studio 5, com 40 estações de notificação, onde é feito o atendimento inicial do usuário; e 20 estações de coleta, com capacidade para a realização de 200 testes e emissão de resultado, por hora. Além disso, 14 médicos farão o atendimento dos pacientes com resultado positivo e os que, mesmo com resultado negativo, apresentem sintomas clínicos de síndrome gripal. Também haverá, no local, dispensação de medicamentos para tratamento dos sintomas, conforme os protocolos de Covid-19 e influenza.

O serviço é exclusivo para pessoas com sintomas iniciados há, no máximo, sete dias, uma vez que após este período o teste rápido de antígeno deixa de ser indicado e a orientação é que o usuário procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para atendimento médico. O teste utilizado é feito com amostra de nasofaringe, coletada por via nasal, com swab (espécie de cotonete), cujo resultado leva de 15 a 20 minutos.

Além do Centro de Testagem, o teste rápido para Covid-19 vinha sendo realizado em 51 unidades. Serão 33 pontos, que podem ser conferidas, a partir desta terça-feira, 18, pelo link https://bit.ly/ubscovidmanaus.

Anúncio