Após pressão, governo do AM anuncia testagem em massa para professores

Anúncio foi feito após uma semana do retorno das aulas na rede pública estadual de ensino

Manaus – Após uma semana do retorno das aulas na rede pública do Estado, o Governo do Amazonas em coletiva de imprensa on-line na manhã desta sexta-feira (14), divulgou o balanço dos primeiros sete dias e as medidas de vigilância nas escolas. Somente na próxima segunda-feira (17), será feita a testagem em massa dos professores na capital e no interior.

O secretário de Estado de Educação e Desporto, Luis Fabian Barbosa, e a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Rosemary Costa Pinto, apresentaram o balanço da primeira semana, onde 80% dos alunos da rede pública foram par as aulas presenciais.

“Todos forma orientados em relação as medidas de proteção. Seguimos todas as orientações da FVS-AM. Nós também contamos com 90% do corpo docente esteve, os que não foram, apresentaram atestado justificando a falta. O Amazonas inclusive se tornou referência nacional, em relação a medidas de volta as aulas”, disse o secretário Luis Fabian.

(Foto: Reprodução)

Casos foram notificados no retorno as aulas

Dos 12 casos confirmados, dois foram na rede privada de ensino, ambos alunos, em um mês que escolas particulares retomaram as atividades. Já na rede pública, foram dez notificações, sendo oito professores e dois alunos, segundo Rosemary Costa Pinto, diretora-presidente da FVS-AM.

“Estamos acompanhando o retorno das aulas tanto da rede privada e publica. Esses não contraíram o vírus no ambiente escolar, já chegaram com o vírus, portanto não tivemos nenhuma confirmação ativa em escolas. Já estamos processando esses casos, eles foram isolados e medidas tomadas”, disse.

Rosemary Pinto também disse que a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam), está em processo de licitação para a compra de testes rápidos, para a testagem em massa do corpo docente das escolas públicas, por isso, a FVS-AM teve que aguardar para fazer os testes rápidos.

“A homologação foi feita há dois dias e nós já estamos com acesso aos testes rápidos e a partir da semana que vem, da segunda-feira (17), a exemplo dos profissionais da saúde e de segurança. A FVS-AM vai coordenar a testagem de todos os professores, tanto da capital e do interior”, completou.