Manaus – Com a cheia do rio Negro, ruas do Centro de Manaus foram invadidas e o mau cheiro das águas já começa a incomodar. Nesta segunda-feira (23), teve início a aplicação de material químico na Rua dos Barés para desinfecção e retirada de amostras da água.
- (Foto: Rabesh Mayan / GDC)
- (Foto: Rabesh Mayan / GDC)
De acordo com o secretário da Defesa Civil Coronel Fernando Júnior, todas as ruas do centro estão sendo monitoradas e foram colocados 300 litros de cal na Rua dos Barés. O coronel explicou que o material químico serve para evitar o odor e matar os microorganismos.
Os trabalhos realizados nesta manhã foram uma ação das equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) e a concessionária Águas de Manaus. Amostras das águas estão sendo retiradas para saber se existe algum tipo de doença.
Ainda de acordo com o secretário da Defesa Civil, a quantidade de produto químico é de acordo com o volume de água parada e deve ser aplicado novamente. Segundo ele, cinco mil metros de pontes de madeira também já foram construídas para facilitar a circulação da população.
O nível do rio Negro já chega a 29, 37 metros, de acordo com os dados do Porto de Manaus.
Veja vídeos: