Karla Mendes / [email protected]

Procissão será realizada no centro de Manaus, no final da tarde (Foto: Reinaldo Okita/ Arquivo)
Manaus – Em celebração ao dia de Corpus Christi, a Arquidiocese de Manaus realizará, hoje, uma procissão, com saída às 17h da Igreja da Matriz, localizada na Rua Marques de Santa Cruz, no Centro de Manaus. Neste ano, a Igreja Católica também celebrará uma missa eucarística, a partir das 18h, em um palco que será montado na Avenida Eduardo Ribeiro. A Prefeitura Municipal de Manaus fez a interdição das avenidas Eduardo Ribeiro e 7 de Setembro e da Rua Saldanha Marinho, desde as 20h de ontem.
Após sair da Igreja da Matriz, a procissão segue pela 7 de Setembro e entra na Avenida Joaquim Nabuco. Em seguida, acessa à Rua 10 de Julho até chegar na Avenida Eduardo Ribeiro e desce em direção ao palco na esquina com a 7 de Setembro. No local, será realizada a missa eucarística, que começará às 18h. O trecho da Avenida Eduardo Ribeiro ficará interditado até o final da celebração.
Segundo a Arquidiocese de Manaus, o evento é um dos mais importantes promovidos pela Igreja Católica em Manaus e são esperadas cerca de 60 mil fiéis para a celebração. Para o padre Joaquim Hudson, da Catedral Metropolitana de Manaus, que organiza a celebração neste ano, o evento ocorre 60 dias após a Sexta-Feira Santa, sempre às quintas-feiras, e comemora a instituição da eucaristia.
“Essa é uma tradição católica que começou a ser comemorada no século 13 e está viva até os dias de hoje. Na eucaristia, Jesus instituiu o pão como o seu corpo e o vinho como o seu sangue, durante a ceia. É por isso, também, que nós fazemos a contagem da data, de forma que ela sempre seja lembrada na quinta-feira, no dia em que Jesus instituiu a eucaristia”, afirmou.
Trânsito
A Prefeitura de Manaus, por meio de nota, afirmou que não há necessidade de interromper o fluxo de veículos antes da procissão. As interdições serão somente durante a passagem do público e, em seguida, o trânsito será liberado. O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) irá monitorar a movimentação dos fiéis através de 30 agentes de trânsito, que estarão em viaturas, motos e postos fixos no percurso onde será feita a procissão.