Atividades do Parque do Idoso retornam no dia 5 e usuários passarão por avaliação

Entre esta segunda-feira e 8 de fevereiro, os idosos vão passar por avaliação física, teste de motricidade, em que os usuários serão submetidos a uma bateria de exercícios e testes de flexibilidade

Manaus – As atividades do Parque Municipal do Idoso (PMI) serão retomadas no próximo dia 5 de fevereiro e os usuários do parque precisam passar por testes e avaliações, a partir desta segunda-feira (28), para poderem se recadastrar e participar dos serviços oferecidos. Segundo a Prefeitura de Manaus, este ano o parque trará inovações e readequações nas aulas de francês e fotografia, adaptação de dança de salão para dança livre e gerontovôlei.

Começo No próximo dia 5, após as avaliações, acontece a ‘Acolhida’, para celebrar a volta dos alunos e receber os novatos (Foto: Divulgação/FDT)

Localizado na Rua Rio Mar, nº 1.324, bairro Nossa Senhora das Graças, zona centro-sul da capital, o objetivo da Prefeitura de Manaus, por meio do Programa Conviver da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT), é beneficiar a população idosa com atividades físicas, laborativas, recreativas, culturais e de educação para a cidadania.

Os idosos vão passar por avaliação física, teste de motricidade, em que os usuários serão submetidos a uma bateria de exercícios como anamnese, medição do peso, da altura e da circunferência abdominal; e testes de flexibilidade e caminhada, com o objetivo de apurar o grau de intensidade no qual o idoso está inserido, para destiná-lo à atividade correta. A avaliação ocorrerá entre esta segunda-feira e 8 de fevereiro. Após os testes, os alunos poderão realizar o recadastramento nas atividades oferecidas.

“Era um grande desejo implantar a parte científica em nosso trabalho. Agora, por meio desta avaliação, poderemos ver resultados em nossos testes. Além do idoso realizar as atividades, ele poderá acompanhar os resultados ao longo do ano, por essa razão teremos o controle exato sobre dados”, ressalta a diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho.

As atividades oferecidas no parque buscam melhorar o funcionamento do corpo e da mente, prevenindo e diminuindo problemas cardiovasculares, pulmonares, auxílio no controle da diabetes, artrite, doenças cardíacas, fortalecimento muscular, manutenção da densidade óssea, entre outros benefícios.

“A avaliação física será fundamental para o nosso trabalho este ano. Queremos que cada idoso trabalhe o que precisa ser trabalhado para acompanhar os seus resultados e, com isso, aumentar sua autoestima e a vontade de cuidar cada vez mais da sua saúde. Estamos ansiosos e cheios de energia para começar as atividades”, afirma a gerente de atividades físicas do PMI, Ana Beatrice.

O Parque do Idoso oferece as seguintes atividades: pilates funcional, pilates solo, caminhada orientada, ginástica, alongamento, natação, hidroginástica, ginástica elaborada, ginástica terapêutica, ioga, meditação, dança de salão, dança coreográfica, academia ao ar livre, sala de musculação, teatro, canto, coral, flauta doce, violão, oficina da memória e da cidadania, artesanato, Seresta Prosa e Poesia, dominó e sinuca.

No próximo dia 5, após as avaliações, acontecerá a tradicional ‘Acolhida’, para celebrar a volta dos alunos e receber os novatos.

Inscrições

Para participar das atividades, os interessados devem apresentar os seguintes documentos: comprovante de residência, documento original com foto, duas fotos 3×4 e um atestado cardiológico indicando o grau de intensidade da atividade a ser realizada, com o laudo dos exames hemograma completo, eletrocardiograma com laudo, EAS, EPF, raio-X de tórax com laudo, lipidograma, glicemia e colesterol total.

As inscrições serão ao longo do mês de fevereiro, no parque. Para mais informações, o interessado deve entrar em contato com o setor de admissão do Parque Municipal do Idoso, pelo número 3584-5213.