Manaus – Projeto Bom de Bola Viver Melhor, aposta no futebol, como ação importante, para a formação da cidadania, combate à violência, respeito aos Direitos Humanos e inclusão social. Cerca de 30 crianças e adolescentes participam dos treinos.
De acordo com o coordenador do projeto, Marcos Tomaz, a área onde as crianças moram é conhecida pela criminalidade. Ele explica que as atividades mantêm a criançada longe desse ambiente.

(Foto: Divulgação)
“Boa parte dessas crianças passam o dia todo na rua, então, nós vimos essa necessidade de trazer elas para o esporte, para poder acrescentar alguma coisa na vida delas. A criminalidade aqui é muito alta, o projeto é uma maneira de tirar elas da rua, colocar no esporte e oferecer um futuro melhor”, explica Tomaz.
Conforme os voluntários do Bom de Bola, os treinos são a alegria das crianças, que não perdem um dia. Carlos Eduardo, 11, aproveita cada minuto da atividade e só pensa em jogar futebol. “Eu gosto muito de treinar, com meus colegas, é muito legal”, destaca.
João Felipe sonha em ser um grande jogador de futebol e sempre está pronto para as atividades, “Venho treinar sempre, é muito legal participar do Projeto Bom de Bola. Estou treinando para ser um grande jogador”, conta animado.
(Foto: Divulgação)
As crianças recebem ajuda dos pais, que destacam a importância do projeto para o Viver Melhor. Ferreira Neto é pai do João e Felipe e incentiva bastante o filho a se envolver no projeto.
“Nós como pais acreditamos que o projeto não veio só para ajudar as crianças, tirar elas da rua. Estamos muito felizes com o Bom de Bola aqui na nossa etapa. Em relação as crianças, temos mais que apoiar o projeto que só veio pra engrandecer”, ressalta Neto.
Doações
Quem quiser pode contribuir com o projeto por meio de doações. Conforme o coordenador do Bom de Bola, o projeo recebe doações de materiais esportivos, lanche e cestas básicas para as crianças. O contato para falar com a coordenação é o (92) 99412-5084.
Os treinos ocorrem toda quintas-feira, das 17h às 19h, na Rua Jupuri, quadra 6, Conjunto Viver Melhor 2, na zona norte de Manaus. Podem participar crianças com idade entre 5 e 15 anos de idade. Os treinos são totalmente gratuitos.
(Foto: Divulgação)