Campanha ‘Volta às Aulas’ busca garantir segurança de pais e alunos, em Manaus

Promovida pelo Detran-AM, a campanha teve início nesta segunda-feira e deve percorrer escolas públicas e particulares da capital. As abordagens são feitas em caráter preventivo e educativo

Manaus – O ano letivo da rede estadual, municipal e particular de ensino iniciou efetivamente e, na manhã desta segunda-feira (19), também tiveram início as ações da campanha Volta às Aulas, em frente ao Colégio Adalberto Vale, localizado na avenida Via Láctea, na Morada do Sol, zona sul de Manaus. O objetivo da campanha, promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), é conscientizar pais e alunos sobre a importância de tomar alguns cuidados nas vias públicas e garantir a segurança no trajeto de ida e volta à escola.

A campanha visa conscientizar a comunidade escolar sobre atitudes fundamentais para a segurança do cidadão (Foto: Aguilar Abecassis/Divulgação Secom)

Segundo o diretor presidente do Detran-AM, Vinicius Diniz, técnicos em educação de trânsito irão percorrer as escolas públicas e particulares da capital levando mensagens sobre ações preventivas que devem ser adotadas para que tenhamos um trânsito seguro na capital.

“Nosso objetivo é chamar atenção de pais, alunos e professores para o compromisso que todos devemos ter em preservar vidas. Queremos trabalhar diretamente com as crianças, para que elas sejam transmissoras da nossa mensagem”, disse.

A campanha irá orientar quem vai para a escola de carro, de motocicleta, de bicicleta e a pé. Segundo Leonice Reis, técnica especialista em Educação de Trânsito do Detran-AM, todos têm responsabilidades no trânsito, com a sua vida e com a vida de terceiros.

“Os pais que levam os filhos de carro para a escola devem manter o veículo em condições de uso, com revisões em dia. Crianças até um ano devem ser transportadas em cadeirinhas de bebê conforto presas com o cinto de segurança e sempre de costas para o banco da frente. Jamais levar o bebê no colo”, enfatizou Leonice. Ela lembra que o não uso adequado da cadeira é uma das principais irregularidades constatadas nessa época do ano.

blank

As abordagens são em caráter preventivo e educativo, com distribuição de material promocional e orientações práticas (Foto: Aguilar Abecassis/Divulgação Secom)

Orientações

Crianças de 1 a 4 anos devem viajar na cadeirinha apropriada para o seu peso e altura, com o cinto de segurança afivelado. A melhor posição para a cadeirinha é no meio do banco traseiro. De 4 a 10 anos deve usar suporte especial para adequar a altura da criança ao correto posicionamento do cinto de segurança.

O assento de elevação deve estar preso ao cinto. Jamais usar almofadas, travesseiros ou outros objetos soltos, pois em caso de freada podem escorregar e causar o estrangulamento da criança. Após 10 anos, a criança pode sentar no banco dianteiro ou traseiro, sem a necessidade de suporte especial, mas com o cinto de segurança, desde que tenham altura que permita dobrar os joelhos na borda do assento sem tirar as costas do encosto do banco.

Abordagens

As abordagens são em caráter preventivo e educativo, com distribuição de material promocional e orientações práticas. A campanha visa conscientizar a comunidade escolar sobre atitudes fundamentais para a segurança do cidadão, por isso está abordando temas como travessia segura, situações de embarque e desembarque de passageiros, uso do cinto de segurança, da cadeirinha, assento de elevação, uso do celular ao volante, entre outros. As ações serão intensificadas nas imediações de escolas durante todo o mês de fevereiro.

Ações do Município

Orientações sobre o respeito às leis de trânsito foram repassadas aos pais e estudantes por educadores e agentes da Prefeitura de Manaus, nesta segunda-feira (19), primeiro dia de aula em algumas escolas da capital. As atividades de educação, dentro da ‘Operação Volta às Aulas’, serão ampliadas até 16 de março para mais 14 instituições de ensino, com distribuição de cartilhas educativas e palestras com o tema ‘Trânsito Seguro’.

Durante as abordagens, educadores do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) enfatizam que, no momento de deixar ou pegar as crianças na porta das escolas, os condutores devem evitar parar em fila dupla, estacionar sobre a faixa de pedestres ou na calçada, não falar ao celular enquanto dirigem e respeitar o pedestre que está atravessando a rua. Essas orientações fazem parte do conteúdo das cartilhas distribuídas para as pessoas que circulam na frente das escolas.

O trabalho faz parte das atividades da Prefeitura para orientar condutores no período de volta às aulas, quando o fluxo de veículos nas ruas da capital aumenta em torno de 30%.  O trabalho foi iniciado na escola Adalberto Valle, avenida Via Láctea, bairro Aleixo, uma das que apresenta mais retenção no trânsito, nesse período de volta às aulas, na zona centro-sul.

Anúncio