Casas atingidas por desabamento no bairro Redenção passarão por nova vistoria

Imóveis ficam na Rua Comandante Norberto Von Gal, bairro Redenção, na zona centro-oeste, e foram atingidos durante a chuva de segunda-feira (1º)

Manaus – A Prefeitura de Manaus realizou na manhã desta terça-feira (2) uma nova vistoria nas casas atingidas pelo desabamento ocasionado pela forte chuva de segunda-feira (1º), na Rua Comandante Norberto Von Gal, bairro Redenção, zona centro-oeste. A ocorrência foi registrada pela Central de Emergência 199 e a avaliação realizada pela equipe de engenharia da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil de Manaus (Sepdec).

O local da ocorrência é propriedade particular onde funciona um lava-jato (Foto: Altemar Alcântara/Semcom/Divulgação)

O Departamento de Operação informou que o local da ocorrência é propriedade particular onde funciona um lava-jato e que o primeiro atendimento foi realizado ainda na noite de segunda-feira, quando a equipe técnica identificou a situação de risco e realizou o isolamento da área em ação conjunta com o Corpo de Bombeiros.

“Por determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, a Defesa Civil continua trabalhando neste período de pandemia em atenção às situações de emergência de deslizamentos, desabamentos e alagações. E no dia de ontem [segunda, 1º] tivemos a chuva com o acumulado de 20 milímetros que ocasionou várias situações na cidade, incluindo este desabamento na Redenção”, explicou Cláudio Belém, secretário-executivo da pasta.

Belém informou que o desabamento foi ocasionado devido a forte quantidade de chuva e a inclinação do terreno atingiu uma casa na parte de baixo do terreno.

“E hoje [terça, 2], estamos aqui para esta nova avaliação, em ação com a Secretaria da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) para o atendimento socioeconômico das famílias, e na qual identificamos que a princípio três casas estavam em situação de risco, as quais já foram cadastradas e orientadas pelos órgãos” informou.

O secretário também ressaltou que todas as ocorrências registradas pelo disk 199 nesta segunda-feira (1º) estão em atendimento pelo órgão. “Ontem mesmo nossas equipes já estavam em atendimento em vários pontos da cidade realizando as avaliações e cadastramentos das famílias que ficaram vulneráveis devido a chuva que atingiu a cidade de Manaus e os atendimentos continuam nesta terça-feira”, destacou.

Por causa da inclinação do terreno, uma casa na parte de baixo também foi atingida durante a chuva de segunda-feira (1º) (Foto: Altemar Alcântara/Semcom/Divulgação)

O Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) também foi acionado pelo órgão para a notificação do proprietário do estabelecimento para as providências cabíveis às famílias atingidas e a reconstrução do muro de contenção.

A Central de Atendimento 199 realiza o monitoramento 24 horas e está à disposição para que a população possa entrar em contato e registrar ocorrências caso seja necessário.

Monitoramento

Além dos pluviômetros, o monitoramento nas áreas de risco da cidade, no período chuvoso, é realizado diariamente pela Defesa Civil e conta com o reforço dos Núcleos de Proteção e Defesas Civis nas comunidades (Nupdecs), formados por voluntários.

A Sepdec também disponibilizou no site da Prefeitura de Manaus o novo canal de comunicação de prevenção do órgão. A ferramenta tem por objetivo repassar informações da Defesa Civil para a população, como avisos meteorológicos, cota do rio Negro e orientações básicas de situações de risco.

Ao realizar o cadastro, os usuários podem optar em receber as informações via SMS ou WhatsApp. O link funciona 24 horas e para se cadastrar é só acessar o banner rotativo ‘Prevenção’, na página principal do Portal da Prefeitura de Manaus, ou acessar http://cmmanaus.com.br/prevencao/ e preencher os dados solicitados.

Os usuários de celulares cadastrados via SMS receberão uma mensagem direta e os já cadastrados, via WhatsApp, serão incluídos em um grupo da região de interesse.

Anúncio