Casas são evacuadas após vazamento de combustível no interior do AM; veja vídeo

Corpo de Bombeiros atua para conter o gás altamente inflamável que se espalhou pelo município

Itacoatiara /AM – Um vazamento em tanque de gasolina de um posto de combustível no município de Itacoatiara (a 176 quilômetros a leste de Manaus), liberou um gás altamente inflamável e se espalhou pelo município no fim da manhã deste sábado (17). O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), atendeu a ocorrência e o avanço dos materiais para o restante da cidade.

(Foto: Reprodução)

De acordo com a Polícia Militar do município, o caso foi notado pelos próprios moradores que sentiram um forte odor de gás e perceberam que o material inflamável já estava se espalhando pelo local.

Segundo o morador Felipe Maia, um tanque de combustível transbordou após uma mangueira romper e liberou o gás e a gasolina. Funcionários do posto de combustível saíram correndo para avisar a população.

“Eles ficaram gritando na rua para que as pessoas saíssem do local, por conta disso. Eles salvaram muita gente, antes mesmo da chegada dos Bombeiros. Todo mundo já foi desligando o fogo do almoço para se proteger”, completou.

Ainda segundo Felipe, no início a população pensava que era um incêndio, devido a fumaça, mas depois os funcionários explicaram que a fumaça foi um dos gases liberados pela gasolina que vazou.

O Corpo de Bombeiros  confirmou que o acidente aconteceu após o caminhão que estava abastecendo transbordar. A área foi isolada. A Defesa Civil, Secretaria de Meio Ambiente também estão no local e já controlaram  a situação.

**Matéria atualizada às 15h39**

Veja vídeo:

Nota oficial

A Terminais Fluviais do Brasil (TFB) informa que o incidente ocorrido na manhã deste sábado (17/04), em sua base no município de Itacoatiara, já foi completamente controlado e superado sem qualquer dano para os funcionários e ao meio ambiente.

O incidente foi ocasionado pelo transbordo de gasolina em um dos tanques de terra durante operação de bombeamento, que foi imediatamente interrompida assim que a equipe que compõem o plano de emergência constatou o ocorrido.

Esta rápida ação, conforme determina o manual de emergência do Terminal, garantiu a segurança de todos os funcionários envolvidos e impediu qualquer possível dano ambiental. O produto, em sua totalidade, ficou abrigado
dentro da bacia de contenção do tanque, construída em material impermeável, sem danos ao meio ambiente.

Os órgãos de fiscalização e controle, tais como Secretaria de Meio Ambiente Municipal – SEMMA, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Vigilância Sanitária Municipal – DVISA, estiveram no local para apuração do ocorrido, constatando o controle total da situação, afastando eventuais riscos à comunidade e ao Meio Ambiente, devendo a Terminais Fluviais do Brasil (TFB) reestabelecer a normalidade de suas operações nas próximas horas.

A TFB, por sua vez, seguirá investigando o ocorrido, visando extrair lições que possam contribuir para o aprimoramento de seus processos operacionais e, assim, elevar a segurança da operação, cuja preocupação sempre foi e continuará sendo a preservação das pessoas, da comunidade e do meio ambiente.