Catedral de Manaus realiza o primeiro Círio da Imaculada com as crianças

Este evento faz parte da programação da festa da Padroeira do Amazonas

Manaus – Com o tema “O amor à Imaculada Conceição e os Direitos Fundamentais de Crianças e Adolescentes”, a Arquidiocese de Manaus, por meio da Catedral Metropolitana de Manaus, realiza pela primeira vez o Círio da Imaculada “Cunhatã-Curumim”, neste sábado (3), às 16h, reunindo crianças e adolescentes na Praça do Congresso, localizada no centro de Manaus, para uma procissão até a Catedral. Este evento faz parte da programação da festa da Padroeira do Amazonas.

(Foto: Reprodução)

O objetivo do círio é incentivar nas crianças a devoção à Imaculada Conceição para, desde pequenas, corresponder ao amor materno de Maria. O evento também pretende mostrar que Maria dá a força em Jesus de proteger as crianças e os adolescentes defendendo seus direitos fundamentais, que no Brasil estão amparados pela lei n.º 8.069, de 13 de julho de 1990, também chamada de Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Como gesto concreto, o 1º Círio da Imaculada Cunhatã-Curumim, além de rezar e refletir sobre esses Direitos, irá coletar milhares de assinaturas de crianças e adolescentes solicitando ao Governo do Amazonas que conclua a efetivação do “Centro Integrado de Atendimento à Criança e ao Adolescente vítima ou testemunha de violência”, junto à DEPCA, segundo o preconiza a PL 284/2022, aprovada na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, com amparo ainda na Lei nº 13.431, de 4 de abril de 2017 (que estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência, prevendo a realização, conforme protocolos, da escuta especializada e do depoimento especial de criança ou adolescente vítima ou testemunha de violência perante autoridade policial ou judiciária).

Este centro integrado busca garantir a integração de serviços em um só lugar (saúde, assistência social, jurídico) que garantam os direitos de crianças e adolescentes preconizados no ECA.

Anúncio