Cemitérios de Manaus recebem apresentação musical em homenagem às mães

O objetivo foi garantir um acolhimento diferenciado às famílias que prestaram homenagens póstumas aos seus entes queridos

Manaus – Com objetivo de garantir um acolhimento diferenciado às famílias que prestaram homenagens póstumas aos seus entes queridos, a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), projetou uma ambientação musical inédita, que incluiu também apresentações do grupo Melody Músicos Profissionais, nos cemitérios públicos da cidade, durante o fim de semana do Dia das Mães.

Fotos: Valdo Leão / Semcom

Os cemitérios de Manaus foram liberados para o feriado de dia das mães, em decisão tomada pelo prefeito de Manaus, David Almeida. A ação ocorreu para que os familiares pudessem visitar seus entes queridos. Para garantir a segurança dos presentes, um protocolo foi montado, incluindo máscaras, álcool em gel e outras recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Essa é a primeira vez que o cemitério abriu as portas para visitação desde o começo da pandemia, com o mesmo tempo ficado quase um ano fechado. Assim, muitos presentes tiveram o primeiro reencontro com seus familiares pela primeira vez, tendo em vista que os sepultamentos eram realizados de forma reduzida.

“Essa ação inédita é decorrente da sensibilidade do prefeito David Almeida, em conjunto com nossas secretarias, nesse momento tão difícil que estamos passando. A ideia é levar essa mensagem musical para acalmar, acolher essas famílias nessa data tão importante em nossas vidas, que é o Dia das Mães”, destacou o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira.

Outras apresentações do grupo aconteceram de forma simultânea em todos os cemitérios da cidade, atraindo a atenção de quem passava no local. Luiz Carlos, autônomo, estava no cemitério e, emocionado, gravou em seu celular todos os detalhes da apresentação.

“Eu achei muito importante, uma atitude louvável, achei a estrutura muito linda, e a apresentação realmente tocou o meu coração, estava assistindo e quis gravar com o meu celular e mostrar para outras pessoas depois”, contou Luiz.

Durante os intervalos, a ambientação musical foi conduzida pela Diretoria de Cultura da Manauscult, que assina a playlist com diversas músicas clássicas e religiosas.

A expectativa é a de que a visitação nos cemitérios seja fechada após o feriado, para evitar um maior risco de contaminação contra o coronavírus.

Anúncio