Cerca de 40 mil jovens devem participar da Feira Norte do Estudante, até sexta

Com mais de 160 atividades na programação e 30 estandes de instituições de ensino públicas e particulares, o evento tem acesso gratuito e acontece das 9h às 22h

Manaus – Estudantes e interessados nas mais diversas áreas de empregabilidade têm a oportunidade de conhecer mais sobre a profissão de sua preferência. Com mais de 160 atividades na programação e 30 estandes de instituições de ensino públicas e particulares, a Feira Norte do Estudante 2018 começou nesta quarta-feira (26) e vai até a próxima sexta-feira (28), das 9h às 22h, com entrada gratuita.

Feira deve reunir cerca de 40 mil pessoas até sexta-feira (Foto: Raquel Miranda)

A coordenadora do evento, Inês Lima, estima que até 40 mil pessoas passem pela Feira, até sexta-feira. “A Feira é voltada para vocação e empregabilidade. Aqui a gente trata disso, com atenção total e exclusiva à carreira. Então a gente pede que os jovens a partir do 8º ano venham para cá para tentar entender qual a sua vocação e escolher a sua carreira”, explica Inês. Os temas vão dos mais simples como contabilidade, medicina, filosofia, até os temas específico dentro de cada área.

Membros do Instituto de Computação (InComp) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) apresentam vários projetos tecnológicos, entre eles o ‘Cunhantã Digital’. “Nosso intuito é trazer mais as mulheres para o meio tecnológico, mostrar que a área da comutação, engenharia pode também fazer parte do universo feminino. Nós mulheres podemos criar aplicativos úteis para nós mesmas”, afirma Déborah Oliveira, secretária do InComp.

Aluna do 2º ano do Ensino Médio, Vitória Sabrina já sabe qual área quer seguir. “Quero fazer faculdade de Direito, prestar concurso público e ser delegada. Vim aqui apenas para conhecer mais sobre o curso”, diz a estudante.

Pela primeira vez como palestrante na Feira, o advogado Carlos Barros, que conduziu a palestra sobre ‘O Futuro das Profissões Jurídicas’, diz que espera ter estimulado as pessoas a enxergarem sobre tudo que está relacionado ao direito. “A gente também traz uma discussão sobre como vai ser o futuro jurídico, as profissões relacionadas. Trazer mais isso para a nossa realidade”, afirma.

Especialista em Medicina Comunitária, a médica Maraísa Frota é palestrante pelo segundo ano consecutivo e diz que quer passar às pessoas um pouco do que é a área. “Aqui eles vão conhecer a medicina de um modo geral, tentar direcioná-los e mostrar, resumidamente, um pouco da realidade do curso, que não é nada fácil”, diz Maraísa.

Com exemplos na família e motivada a cursar medicina, a estudante do 3º ano do ensino médio Déborah Portela, 16, já está se preparando para prestar vestibular para a área. “Desde pequena fui influenciada pela minha família, tenho médicos na minha família que me serviram de inspiração. Eu acho bem legal essas palestras pra eu entender e me manter ainda mais motivada pela área que escolhi”, enfatiza a estudante.

Estandes

Estandes de instituições públicas e privadas integram a programação do evento (Foto: Raquel Miranda)

A criatividade é válida para atrair a atenção do público. No estande da Uninorte Laureate, ações volantes com perguntas e respostas e distribuição de brindes tem chamado atenção. “As pessoas chegam e já vem direto aqui com a gente. Quando chegam aqui são apresentados a vários cursos, tiram fotos, ganham brindes. É a maneira espontânea que nós encontramos de atrair o público, apresentar os nossos cursos e ajuda-los a escolher uma área de atuação com o qual se identifiquem”, explica a responsável pelo estande da instituição Priscilla Passos.

No estande do Centro Universitário Fametro o público pode ter acesso à limpeza de pele e outros serviços do curso de estética. “A gente também tá oferecendo orientação vocacional por parte do curso psicológico, além de aferição de pressão, peso e altura por parte dos nossos acadêmicos de enfermagem”, explica Meyer Abecassis.

As palestras das áreas de Humanas, Biológicas, Exatas e Multidisciplinar acontecem simultaneamente das 9h às 19h e a progração nos estandes e nas área musicais até as 22h.

Anúncio
Anúncio