Chuva na Virada do Ano, segundo o Inmet

Céu parcialmente nublado com chuva pela tarde e a temperatura mínima entre 23ºC e 25°C e a máxima entre os 29ºC e 30°C, segundo o Inmet

Manaus – A passagem de ano e os primeiros dias de 2018 devem ser de chuvas em Manaus, principalmente no período da tarde. Segundo o meteorologista, Mamedes Luiz Melo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas estão acima da média devido a dois fenômenos conhecidos como a Alta da Bolívia – um anticiclone que ocorre na alta troposfera no verão sobre a América do Sul – e o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN).

Conforme o meteorologista, a presença dos dois fenômenos tem ocasionado o alto índice de chuvas na capital, este mês. Os fenômenos, segundo Mamedes, podem levar a capital a ter o mês de dezembro mais chuvoso em 56 anos.

O VCAN que se forma em uma área onde os ventos nos níveis mais altos da atmosfera giram no sentido horário fazem com que o ar seco desses níveis mais altos desçam para a superfície, segundo Mamedes. Dessa forma, o VCAN funciona como uma massa de ar seco para as áreas que estão mais próximas ao seu centro.

“A temperatura do VCAN está concentrada no centro do Estado do Pará, levando para as bordas em direção aos corredores de Manaus, que provoca o elevado nível de chuva na capital amazonense”, explicou.

Réveillon
A previsão do Inmet é que a Virada do Ano, que acontece no domingo (31) para o dia 1º, segunda-feira, seja de chuva logo nas primeiras horas. Céu parcialmente nublado com chuva pela tarde e a temperatura mínima deve ficar entre 23ºC e 25°C e a máxima entre os 29ºC e 30°C.

Conforme o Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM), a previsão para os próximos três dias, em Manaus, é de tempo instável, céu nublado em grande parte do dia, alternando períodos de chuvas fracas a moderadas a qualquer hora do dia.

Anúncio