Manaus – Cinco meses após o incêndio que destruiu totalmente 12 boxes, dos 19 atingidos pelo fogo, a feira do bairro Santo Antônio, na zona centro-oeste de Manaus, segue sem ser reformada, pela Prefeitura de Manaus. À época, feirantes permissionários reclamaram das más condições do ambiente que pode ter ocasionado o incêndio e contaram que, algumas vezes, desembolsaram recursos pessoais para contornar os problemas.
![](https://d24am.com/wp-content/uploads/2024/05/WhatsApp-Image-2023-12-04-at-09.25.15-1024x768-1.jpeg)
(Foto: Ana Cecília / GDC)
A recuperação do espaço foi cobrada pelo vereador William Alemão (Cidadania), nesta terça-feira (7), durante um aparte ao discurso do vereador Caio André (União Brasil), sobre o descaso com o lugar.
“Antes do incêndio estive nesta tribuna, ainda em 2021, após uma grande chuva que alagou parte da feira. Lá constatei com alguns feirantes que a fiação estava comprometida, o que contribuiu com o incêndio de dezembro do ano passado”, comentou William.
Na ocasião, o vereador relembrou a reunião feita com o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), Renato Júnior, que destacou a importância estratégica da feira do Santo Antônio, para a área e a necessidade de uma reforma no espaço.
“O secretário de Feiras da época deixou de ser o secretário de Feiras, assumiu a secretaria de Infraestrutura, e a feira está aí até hoje, depois do incêndio. Mais uma promessa que não é cumprida”, coboru Alemão, chamando a atenção para o fato de que, quando ocorreu o incêndio na madrugada de 4 dezembro de 2023, o prefeito David Almeida (Avante) anunciou a antecipação das obras de reforma da feira, localizada ao lado da sede da Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Conforme Alemão vários requerimentos e indicações foram enviados às secretarias municipais de Manaus e nenhuma providência foi adotada, para melhorar ou reformar a estrutura da feira, bem antes do incêndio de dezembro.
“Vamos esperar o quê? Era dinheiro? Mas e os demais empréstimos feitos pela prefeitura? E a parceria com o governo do Estado? Estava previsto que o governo ajudaria diretamente na reforma de mais de 30 feiras, e o que foi feito?”, indagou.
O vereador ressaltou a localização estratégica da feira e lamentou o fato de que em cinco meses as obras não avançaram para recuperar o espaço, prejudicando consumidores e feirantes.
Solicitações
O total de cinco proposições, entre requerimentos e indicações foram feitas pelo vereador William Alemão, às secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf), Semacc, e de Limpeza Urbana (Semulsp), voltadas a melhorias na feira do Santo Antônio.
Os destaques são a Indicação nº 630/2021, direcionada ao Executivo Municipal, solicitando a reforma da feira e a sua transformação em um shopping popular, ou em um mini shopping ou em uma galeria. Já a Indicação nº 721/2021, voltada à Semacc, solicita a modernização do local, com o objetivo de transformá-lo no “Espaço Feira Shopping Santo Antônio”.