Manaus – A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Núcleo de Cinoterapia da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães), realizou visita na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus. A visita ocorreu na segunda-feira (05), com objetivo de apresentar a cinoterapia para auxiliar no tratamento de pacientes internados.
Na ocasião, policiais militares levaram dois cães terapeutas para demonstrar a prática, que visa levar conforto, apoio emocional e bem-estar para pacientes hospitalizados, especialmente crianças.
A equipe policial foi recebida pela diretora técnica da Fundação, doutora Hilka Espírito Santo, que agradeceu a ida dos PMs e falou com alegria sobre a oportunidade de ter a participação de cães terapeutas trazendo alegria aos pacientes internados.
“O ambiente hospitalar e a internação não são fáceis. Ambos geram estresse tanto na criança, quanto na família. Ter esse momento de descontração, onde a criança interage com o animal, ajuda a aumentar sua confiança e alegria”. Pontuou a diretora técnica.
Cinoterapia
De origem grega, a palavra “cino” quer dizer cão. Portanto, a cinoterapia é uma modalidade de terapia realizada com o auxílio de cães treinados para o tratamento de doenças ou sofrimento psíquico. Foi introduzida no Brasil pela médica psiquiatra Dra. Nise da Silveira, pioneira no tratamento humanizado para pacientes com transtornos mentais.